Já fazia algum tempo que ela almoçava sozinha e os cumprimentos de corredor se limitavam a um sorriso de quem não entendeu a piada. Aos poucos se dava conta de que ser uma gerente bacana que se importava com a vida dos funcionários já não era suficiente para cativar simpatia. Mas afinal o que deu errado? Foi algo que disse, que fez ou mandou fazer?
Aos poucos foi entendendo que o motivo para tanta apatia era sua nova resolução. Nada que tenha sido expresso em um memorando ou e-mail corporativo. Nada que fosse resultado de longo planejamento ou que pudesse solucionar as questões da empresa. Apenas uma decisão que tomara depois do último encontro malsucedido, em casa, por volta das 2h23: não atualizar, comentar, curtir ou compartilhar a vida no Facebook. Marília nunca imaginou que a sensação de libertação física e mental que experimentou no momento em que desinstalou o aplicativo do celular (para não ver mais as angustiantes notificações que lhe roubavam uma centena de preciosos segundos diários) lhe traria tantos problemas no Mundo do Trabalho.
Por isso, sumiram as frases de motivação que postava na timeline dos integrantes da equipe de televendas. Em seguida, não se viu mais a afetividade digitalizada nas felicitações a aniversariantes muito próximos do escritório central. Ficaram invisíveis também os check-ins que inspiravam colegas sem muita criatividade para decidir onde comer ou dançar. E como confiar em alguém que não se posiciona frente aos estarrecedores acontecimentos políticos e econômicos com um texto que não cabe na tela do smartphone?
Nas primeiras semanas de iluminação resistiu bravamente, mas os olhares de reprovação por não compartilhar o meme do estagiário de TI que explicava a crise no oriente médio a transformou numa alma perdida, no limbo do mundo real. Ser relegada ao esquecimento pelos colegas mais próximos foi um duro golpe na autoestima. Desde que deixou o cargo, dedica-se ao envio de solicitações de amizade para as quais não tem retorno. Pelo que se conta, foi vista pela última vez com fotos de gatos no Instagram.