RAFAEL MARTINELLI

A nova votação polêmica do governo Leite que pode fazer o gravataiense Dimas virar deputado estadual

Na GM de Gravataí, Leite conversa com Dimas e Valdir Bonatto, líder do PSDB na AL

A catástrofe das inundações de maio fez naufragar as articulações para o gravataiense Dimas Costa (PSD) assumir como deputado estadual para votar o aumento de impostos proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Agora, outra votação polêmica pode ajudar a acelerar a negociação política que o convenceria a renunciar a pré-candidatura a prefeito de Gravataí para apoiar a reeleição de Luiz Zaffalon (PSDB): a criação de cargos, contratações temporárias, modificações de carreiras e reajustes, de especialistas para ajudar na reconstrução do RS, até servidores da educação e segurança pública.

Leite deve fazer uma convocação extraordinária da Assembleia Legislativa na sexta-feira, dia 19. O recesso parlamentar começa na quarta. A pressa do governador é porque, a partir de agosto, o Estado deve ultrapassar os 51,3% de limite prudencial para comprometimento da receita com folha de pagamento, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O que isso tem a ver com Dimas deputado?

O gravataiense é primeiro suplente e os rumores são de que poderia assumir a partir de uma convocação do governador para o deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) assumir uma secretaria, possivelmente o Esporte no lugar do deputado federal Danrlei de Deus (PSD).

Como a Federasul já abriu campanha contra o projeto que cria “despesas” em um momento de crise pós-enchente, pode restar aí a deixa perfeita para Gaúcho. O deputado informalmente já trocou o PSD pelo Cidadania, da deputada federal Any Ortiz, que é ligada às federações empresariais gaúchas. Trocando a AL pela Secretaria, evitaria o desgaste de votar contra os interesses de Leite ou de Any.

Aí, caberia a Dimas estrear em meio a uma polêmica e garantir voto a favor do governo, assim como faria em abril no aumento do ICMS.

Não avancem por aí as articulações, a aprovação ou não do projeto por Gaúcho pode ser decisiva para o futuro do PSD de Dimas e Danrlei no governo Leite: o partido tem secretaria e cargos como outros partidos da base, mas se mostra inconfiável em votações consideradas fundamentais pelo governador.

Gaúcho, que anunciou que votaria contra o projeto de ‘equalização’ do ICMS apresentado por Leite, antes já tinha sido voto decisivo na aprovação, por 24 a 23, de proposição da oposição que contestou decretos de retirada de incentivos fiscais que, conforme alertava a Federasul, elevariam o valor da cesta básica.

Pode Leite desistir do PSD, mas acomodar Dimas como secretário para, além de salvar o ‘embaixador’ de seu governo em Gravataí, cumprir a promessa que fez a Zaffa de “ajudar” a atrair o ex-vereador, segundo colocado em 2020, para a coligação pela reeleição.

Quinta reportei conversa entre Leite e Dimas, no anúncio do investimento de R$ 1,2 bi da GM em Gravataí. O governador fala sobre “19 de julho”, agora especulada como data para votação do projeto. Assista abaixo ao diálogo captado pela SEGUINTE TV. A análise sobre o movimento Zaffa-Dimas já fiz em Dimas será deputado ou secretário estadual e apoiará a reeleição de Zaffa? O que diz um, outro, Leite, Danrlei e Gaúcho da Geral sobre a ‘fofoca interminável’ da eleição em Gravataí.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade