É comum a indicação de exame de sangue em crianças causar preocupação nos pais. A visão da seringa e agulha geralmente causa medo nos pequenos, que não entendem a necessidade desse procedimento. No entanto, o laboratório de análises clínicas do Hospital Dom João Becker, administrado em Gravataí pela Santa Casa de Misericórdia, buscou na realidade virtual a alternativa para minimizar esse stress. Um óculos especial, contendo tecnologia 3D, distrai o paciente pediátrico durante a coleta.
Julia dos Santos Faria, 6 anos, testou os óculos. Ela usou o aparelho e pode viver momentos de realidade virtual com dinossauros, montanhas russas e paisagens lúdicas.
– Essa ferramenta torna a colheita de sangue em crianças mais humanizada. Por isso, ofertamos para os nossos clientes uma sala pediátrica temática com óculos de realidade virtual e também um certificado de coragem. Tudo para tornar o processo menos estressante possível para os pequenos – afirma a responsável técnica do laboratório, biomédica Gabriela Hahn.
A utilização do equipamento não tem custo adicional e ocorre no novo Posto de Coleta do Dom João Becker, localizado no Multicentros, prédio ao lado do hospital (Av. José Loureiro da Silva, 1561). Mais informações pelo fone (51) 3213-7847.
Recentemente, o Dom João Becker recebeu do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) o Certificado Diamante, que atesta a excelência dos serviços laboratoriais, seja para pacientes hospitalares (internação ou atendimentos de emergência) ou ambulatoriais.
O certificado atesta que o hospital chegou a 20 anos consecutivos de excelência e precisão nas análises, seja em pacientes do SUS, de convênios ou particulares. O PNCQ realiza auditorias mensais junto a cerca de seis mil laboratórios em todo o país.