Um dos maiores símbolos do carnaval gaúcho, a Acadêmicos de Gravataí acaba de lançar um documentário que celebra sua história, conquistas e força coletiva. A produção audiovisual está disponível gratuitamente no YouTube e reúne depoimentos marcantes de personalidades que ajudaram a construir a trajetória da Onça Negra.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Gravataí, o filme vai além de uma simples retrospectiva. Ele revela os bastidores, afetos, desafios e a resistência cultural que transformaram a escola de samba em um ícone da identidade gravataiense. É uma memória viva em forma de tambor, que segue pulsando mesmo quando os sons da avenida silenciam.

O documentário também marca o encerramento da gestão de Anderson Nascimento, ex-presidente da Acadêmicos, que conquistou com a escola título inédito no Carnaval de Porto Alegre. Entre os principais legados de sua gestão está a destinação de uma área de 2.691 m² para a construção do complexo cultural e da futura quadra de ensaios da escola — cujo termo de permissão de uso está em tramitação na Câmara de Vereadores.
A continuidade do trabalho agora está nas mãos de Rita Bitencourt, eleita presidenta da agremiação neste ano. Ela já começa a desenhar os caminhos da Onça Negra rumo ao Carnaval de 2026, com o desafio de manter viva a força artística e comunitária que consagrou a Acadêmicos de Gravataí como uma das principais referências do samba no Rio Grande do Sul.
Assista ao documentário abaixo.