ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gravataí oferece acolhimento a 35 famílias de imigrantes

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e em parceria com o Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (CIBAI) e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), realizou na última terça-feira, 29, um treinamento para atendimento aos imigrantes e ação comunitária voltada para serviços assistenciais.

Realizada no CRAS Manoel Barbosa, a iniciativa deu-se devido ao volume expressivo de venezuelanos pela procura de serviços sociais e também pela necessidade enfrentada pela Assistência Social na realização de atendimento e serviços de qualidade voltados para o público.

Com a ação, foram atendidas 35 famílias venezuelanas residentes no município, por meio de atendimento acolhedor, recepção e disponibilização de lanches da culinária do país natal. 

Os serviços ofertados pela ação incluíram atualização cadastral, elaboração de currículos, encaminhamentos para vagas de trabalho, orientações sobre certificação de escolaridade, informações e orientações quanto a documentação dos venezuelanos, encaminhamentos para outras instituições de atendimento a imigrantes e informações sobre acesso a direitos, assim como disponibilização de kits de higiene, kits de material escolar, fraldas, cartões de alimentação, entre outros benefícios. 

“Através da realização desta busca ativa, por meio do convite aos venezuelanos para que participassem deste evento, foi possível com que esta ação comunitária superasse a expectativa quanto à adesão e à atualização dos cadastros destes imigrantes junto ao CRAS. Isso permitiu um levantamento mais fidedigno deste público residente na cidade”, destaca o secretário da SMFCAS, Leandro Ferreira.

A assistente social Lidiane Ávila da Silva explica que o CRAS Manoel Barbosa fez um levantamento dos venezuelanos residentes em seu território, com dados do sistema IPM Social, o que possibilitou a realização de ação social voltada aos imigrantes. Estiveram também presentes, além das equipes da SMFCAS, as equipes do Centro Pop e da Casa do Bem.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade