Acontece todo dia, a qualquer hora: 1) Ao passar a roleta no ônibus, o passageiro vai tirar a passagem ou guardar o troco e cai um documento, sem ninguém perceber. 2) Ao levantar do assento, a manta escorrega do pescoço e lá fica sob o banco. 3) Ao atravessar o corredor lotado, se espremendo entre corpos, o celular salta do bolso e vai pro chão, sem ser notado.
Agora, multiplique isso por milhares de passageiros, centenas de viagens diárias, dezenas de linhas na região metropolitana. Resultado: montanhas de objetos perdidos. A maioria se extravia para sempre, muitos são devolvidos às seções de achados e perdidos da frota de transporte, uns quantos são recuperados. O terrível é a via sacra atrás do bem do usuário.
De modo geral, o serviço de atendimento ao usuário é entre ruim e péssimo. Nos sites das empresas de ônibus, não existe seção de busca nem ferramenta de pesquisa (com raras exceções). A maioria apenas oferece telefone para atendimento (consultas, informações, reclamações, sem incluir o item Achados e Perdidos).
O Seguinte: pesquisou, eis o rol à disposição do passageiro:
SOGIL
Informações obtidas no site da empresa.
Atendimento: pelo texto no site, é visível que a empresa se preocupa e se ocupa corretamente com Achados e Perdidos.
Serviço: 24 horas.
Telefone 34848024.
Endereço: Parada 56. A Portaria de Veículos da garagem está disponível 24h para verificações e informações de Achados e Perdidos.
Prazo: os objetos recolhidos permanecem na empresa para serem retirados em até 15 dias.
Não-procurados: caso não sejam retirados, há três destinos: documentos vão para os Correios, as roupas seguem para doação e os demais são descartados.
Avaliação: nota 10.
SOUL
A seção de Achados e Perdidos está no site da empresa.
Para acessar a área, clique em Serviço no menu do site, é o 3° item.
Aí, após outro clique no lugar indicado, abre-se outra página, onde há espaço para busca, basta preencher com nome completo.
Outra forma de procurar informações é o SAU, serviço de Atendimento o Usuário:
basta clicar no selo SAU, bem visível sob a foto da frota.
Ao clicar, aparece um formulário para consultar sobre informações e sugestões, nem mencionam reclamações.
Telefones: de fixo, ligue para 0800 510 2877/ de celular, ligue para 3442 8500
Avaliação: bom, mas pode melhorar.
TRANSCAL
Não tem seção de Achados e Perdidos no site da empresa.
Atendimento: SACT, serviço de atendimento ao cliente.
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h30
Telefone: 3441 6400
Avaliação: ruim.
VIAMÃO
Não há seção de Achados e Perdidos está no site da empresa.
Atendimento: a empresa mantém canal apenas para receber sugestões, reclamações, elogios e dar informações.
Na barra do SAP, serviço de atendimento o passageiro, há um link para busca avançada. Ao clicar, surge um formulário para preencher e enviar.
Contato: podem ser feitos pelo telefone, pelo site ou pessoalmente na sede da empresa.
Telefone: 3485 4070
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 1157 – Centro, Viamão, RS, cep 94 440 715.
O endereço não consta no site da empresa, apuramos pela web.
Avaliação: médio, pode ser bem mais eficiente.
CARRIS
Informações obtidas no site da prefeitura de Porto Alegre.
O menu oferece 3 opções para orientar o usuário: como funciona/Informações, sugestões, reclamações/achados e perdidos
Atendimento:
Telefone 0800 9799855 para ligações de fixo
Telefone 33155444 (para ligações de celular)
Fax, carta, email sacc.carris@carris.com.br
Endereço SACC: Rua Albion, 385, Partenon, CEP 91530-010, Porto Alegre, RS
Comentário: o SACC(Serviço de Atendimento ao Cliente) exige que o usuário se cadastre antes, por email.O problema é que ao clicar no link, o sistema exige operacionalização via Outlook 2010 para criar uma conta de email. Desistimos.
Avaliação: fraco, o atendimento eletrônico pode ser melhorado, basta simplificar.
TRENSURB
Informações obtidas no site da empresa.
O link acima leva direto à seção de Achados e Perdidos.
Telefone: 3363 8714
Local: Estação Farrapos
Horário: 8h às 12h / 13h às 16:30h, de segunda a sexta-feira
Atendimento: documentos e objetos encontrados nos trens e estações ficam à disposição de seus donos.
Importante: os documentos somente serão entregues ao titular ou mediante autorização por escrito do mesmo.
Prazo: os documentos permanecem na Central de Achados pelo período de 2 meses. Após este prazo, são enviados à Agência Central dos Correio de Porto Alegre.
Avaliação: muito bom.
EPTC
Informações obtidas no site da prefeitura de Porto Alegre.
A EPTC não tem serviço de Achados e Perdidos.
Se quiser consultar a EPTC, o usuário do transporte deve se dirigir à central de atendimento ao cidadão.
Endereço: Av. Erico Verissimo, 100
Horário:2ª a 6ª feiras, das 8:30 às 17h.
Telefones: 118 e 156 (opção 1, trânsito e transporte), ou 3289 4200.
Avaliação: lamentável não ter seção de Achados e Perdidos.
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A frota de ônibus de Porto Alegre é de 1,7 mil carros. Quem opera o transporte são quatro consórcios, subordinados à EPTC. As informações do serviço ao passageiro estão afixadas em todos os ônibus.
Para localizar um objeto deixado nos ônibus, o usuário deve ligar às empresas do consórcio operador da linha em que o pertence foi perdido. Abaixo, a lista das empresas, com telefones:
Unibus: 0800 518 818
O site da empresa não está acessível, se é que existe.
Então, também não há seção de Achados e Perdidos.
Avaliação: ruim.
Conorte: 0800 5102 800
Não tem seção de Achados e Perdidos no site da empresa.
Avaliação: ruim.
Consórcio STS, separado pelas empresas:
Transportes Coletivos Trevo: 3245 8000
Não tem seção de Achados e Perdidos no site da empresa.
Avaliação: ruim.
Restinga Transportes Coletivos: 3245 9000
Não tem seção de Achados e Perdidos no site da empresa.
Avaliação: ruim.
Viação Belém Novo: 3245 8200
Não tem seção de Achados e Perdidos no site da empresa.
Avaliação: ruim.
Viação Teresópolis Cavalhada: 3249 9911
É a única que tem seção de Achados e Perdidos no site da empresa, inclusive com lista das pessoas e respectivos objetos.
Contato: vtcpoa@vtcpoa.com.br
Telefone: 3249 9911
Endereço: Av. Cavalhada, bairro Cavalhada, zona sul de Porto Alegre.
Avaliação: nota 10, um exemplo para as demais empresas.
TAXIS
Cada empresa de táxi tem seu próprio sistema para os casos de Achados e Perdidos. Informe-se sempre com cada empresa utilizada.
99 taxis
Esse serviço lançou um aplicativo para localizar Achados e Perdidos, informe-se no site da empresa.
Avaliação: a conferir.
CORREIOS
Este serviço tem a melhor seção de Achados e Perdidos do país, no site da empresa.
É a salvação dos brasileiros: a maioria dos documentos encontrados vão para os Correios, sobretudo aqueles perdidos no transporte público.
Além de acumular milhões de documentos achados, os Correios oferecem um sistema de busca perfeito: começa que a pesquisa é feita por tipo de documento, basta selecionar e acrescentar o nome da pessoa.
Se não estiver nos Correios, perca as esperanças: faça logo novo documento.
Telefone central: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas)
Avaliação: nota 10.