DIREITOS

Agosto Lilás mobiliza Gravataí com ações de enfrentamento à violência contra a mulher; veja programação

O mês de agosto traz à tona um dos movimentos mais importantes de conscientização e combate à violência de gênero: o Agosto Lilás, que marca a luta pelo fim da violência contra as mulheres. Em Gravataí, a Prefeitura está promovendo uma série de ações ao longo do mês com o objetivo de informar, acolher e mobilizar a população em torno dessa causa urgente e necessária.

A campanha tem início com uma blitz alusiva à Lei Maria da Penha, nesta quinta-feira, dia 7, no Parcão da parada 79. A atividade ocorre das 14h às 15h, em alusão ao aniversário da legislação que é símbolo do enfrentamento à violência doméstica no Brasil. Durante a ação, o Serviço da Rede Lilás também estará oferecendo atendimentos à população, das 14h às 17h, reforçando o papel das políticas públicas na proteção às vítimas.

No dia 13 de agosto, Gravataí sediará o Fórum Executivo das Primeiras-Damas, às 10h, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura. O encontro reunirá as primeiras-damas dos municípios da Região Metropolitana, por meio da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), para uma troca de experiências e soluções já aplicadas nas diferentes cidades. Com o tema “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar”, o fórum busca fortalecer a rede de apoio e a construção de políticas mais eficazes de prevenção e acolhimento.

Encerrando a programação do mês, no dia 22 de agosto, às 14h, a cidade receberá o 1º Congresso sobre Violência Contra a Mulher da OAB-Gravataí, na Câmara de Vereadores. O evento é aberto ao público e as inscrições estão disponíveis pela plataforma Sympla. Com uma programação dividida em três painéis, o congresso trará especialistas de diferentes áreas do Direito e da Justiça para discutir temas relacionados à violência doméstica e familiar, promovendo um debate qualificado e acessível para a sociedade civil.

O primeiro painel contará com a participação da juíza Samyra Bernardi, do Juizado da Violência Doméstica de Gravataí, e da advogada Thaís Marcelino, da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos do município. No segundo momento, estarão presentes a professora e pesquisadora Fernanda Martins, especialista em gênero e teoria feminista, e o desembargador Marcelo Bertoluci, ex-presidente da OAB/RS. Já o terceiro painel terá como convidados a advogada e presidente da ABRACRIM-RS, Fernanda Osorio, e o desembargador jubilado Nereu Giacomolli.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade