Com o objetivo de melhorar o sistema de marcação de consultas, a Prefeitura de Gravataí lançou o agendamento online. Acessível por meio do aplicativo Atende.Net, o novo sistema completou a primeira semana de funcionamento nesta sexta-feira, 11. No primeiro mês de teste, os pacientes da Morada do Vale I poderão garantir a sua consulta. Para o aplicativo, serão dedicadas 20% das fichas destinadas aos pacientes jovens e adultos com idade entre 12 e 60 anos.
De acordo com o secretário da Saúde Jean Torman, essa nova forma de atendimento vem para beneficiar a população.
– Nós entendemos que não são todas as pessoas que têm acesso à internet e sabem mexer no celular. Mesmo assim, nossa equipe criou essa ferramenta para que a comunidade tenha mais uma opção na hora de marcar a consulta. Nessa primeira fase, serão 30 dias de testes e adequações. O agendamento continuará sendo de uma semana para a outra e o paciente poderá escolher o médico, a data e o horário da consulta – explica.
Na primeira semana de teste, o serviço ocorreu corretamente e a população conseguiu fazer as marcações.
– Inicialmente, liberamos o agendamento para a Morada do Vale I. Vamos avaliar como o sistema vai se comportar e quais serão as dificuldades que os pacientes terão. A partir daí, vamos implantar essa modalidade de marcação de consulta online para todas as Unidades de Saúde do município, em janeiro – afirmou Jean.
Com os agendamentos online, serão mantidos os 60% obrigatórios para os idosos e os outros 40% para o público geral no teleagendamento. Atualmente, a SMS recebe de 2 a 3 mil ligações por dia, de aproximadamente 300 usuários. São 1.900 vagas por mês, o número é menor do que o real, considerando que metade das consultas está dedicada a atendimentos para casos de Covid-19.
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Teleagendamento humanizado
Além da disponibilidade do agendamento digital, a Secretaria Municipal da Saúde também está implantando o “Atendimento Receptivo e Ativo”. Com esse novo sistema, os usuários não terão mais que fazer várias tentativas para conseguir atendimento. Basta uma ligação para o número do telefone ficar registrado no sistema, e a equipe retornar o contato com o paciente.
Quando todas as fichas estiverem preenchidas, a Unidade de Resposta Audível (URA) oferecerá a opção de falar com atendente ou deixar o nome na lista de espera. Caso o paciente opte por deixar o número na lista de espera, ele ficará registrado e será feito contato. A pessoa que ligar mais de uma vez ouvirá uma mensagem dizendo que o número está registrado e a secretaria da Saúde entrará em contato.