A prefeitura de Gravataí larga na frente e é o município pioneiro na adoção de uma tecnologia que tende a reforçar a fiscalização de trânsito na cidade, ou dar transparência às ações dos agentes do setor de acordo com as palavras do prefeito Marco Alba (MDB) que negou a iniciativa como medida para endurecer o combate às infrações e aos infratores.
O novo sistema foi apresentado hoje por Alba ao lado do seu vice-prefeito e, agora, secretário da Mobilidade Urbana, Áureo Tedesco, além de representantes da empresa que contrataram por um ano a locação dos equipamentos ao custo mensal de cerca de R$ 8 mil, e de agentes de trânsito, entre outras pessoas convidadas para o ato que aconteceu no gabinete do Executivo.
Os aparelhos – são 30 entregues para serem usados pelos agentes – têm capacidade para gravar áudio e imagem durante as abordagens do pessoal que atua na fiscalização do trânsito na cidade. A ideia é “documentar” estas ações para evitar reclamações posteriores como as que vão parar nas redes sociais acusando servidores de truculência, principalmente.
O pioneirismo no uso dos equipamentos – que são normalmente vistos em vídeos na internet sendo empregados por policiais norte-americanos e europeus – foi anunciada pelo vice-presidente da Ditec Smart Solutions, Beto Amaral, empresa do Grupo SCC com sede em Santa Catarina e com quase 30 anos de atuação no mercado de comunicação por áudio e vídeo com uso de alta tecnologia.
— Gravataí é o primeiro município fora de Santa Catarina a fazer uso deste sistema que tem alta tecnologia, só utilizada pelo que sei em países de primeiro mundo — afirmou Amaral.
Confira no vídeo (clique na imagem abaixo) o lançamento do novo sistema a ser usado na fiscalização do trânsito.
Na forma da lei
O prefeito Alba destacou que em seu governo foi adotado o hábito de implantar ferramentas de gestão adequadas nas áreas fiscal, financeira, administrativa, com ênfase para o necessário suporte ao desempenho da função como, no caso, dos agentes de trânsito. A pretensão é ser mais eficiente e mais transparente, reforçou o chefe do Executivo.
— Isso (os equipamentos) vai ser usado para deixar claro que as abordagens vão ser feitas na forma da lei. O sistema colabora muito mais com o agente do que com o infrator que vive reclamando. Aliás, o Brasil é o único país do mundo em que o errado sempre tem razão — chegou a exagerar o prefeito Marco Alba.
PARA SABER
1
— As câmaras têm um disco rígido de 32 gigas e gravam imagens de alta resolução. Em um televisor de 50 polegadas, por exemplo, as imagens não perdem qualidade.
2
— No modo de alta definição, o teste que fizemos com estes equipamentos permitiu gravação de até 10 horas.
3
— O acesso às imagens é via uma estão em que a câmera portátil é conectada. Ao mesmo tempo em que as imagens são ‘descarregadas’ a bateria da câmera é carregada.
4
— Para Gravataí estamos entregando 30 equipamentos, as câmeras portáteis que serão usadas pelos agentes, e mais quatro estações.
Robinson Martinazzo
Analista de Soluções da Ditec Smart Solutions
Salvando vidas
O chefe do serviço de Fiscalização de Trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana, Eduardo Piber, seguiu o discurso do prefeito elogiando a transparência que, agora, têm as abordagens que são realizadas pelos agentes em Gravataí.
— É importante para mostrar para as pessoas que nosso trabalho é feito dentro da legalidade e procura sempre o bem comum que, no caso, é salvar vidas no trânsito — disse.
Segundo Piber, é bastante comum acontecerem divergências entre agentes e condutores abordados no trânsito. Situações que decorrem, explicou, pelo fato de as pessoas, no caso os motoristas, não gostarem de ser abordados.
— Quando isto está acontecendo (a abordagem) normalmente as pessoas se sentem acuadas e ficam nervosas. Por vezes, algumas pessoas perdem a cabeça. Com esse equipamento visa resguardar a integridade física e o moral do agente
SEGUNDO A DITEC
Dicam SS1
A câmera é um sistema de gravação de vídeo que é normalmente utilizado pelas autoridades policiais e prestadores de serviço para registrar suas interações com o público, coletar provas de vídeo em cenas de crimes e é conhecido por aumentar a responsabilidade dos funcionários e cidadãos.
Dock Station DS12
É a estação base de câmeras de vídeo de uso individual, dispositivo de carregamento das baterias e de download dos vídeos e imagens gravados. Pode conectar até oito câmeras individuais simultaneamente e sua principal característica é a coleta de dados e carregamento das câmeras.
: Agentes de trânsito de Gravataí com parte dos equipamentos com os quais vão trabalhar