SAÚDE

Agosto Dourado: Mamaço de Gravataí reúne famílias no Parcão

Com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apoiou o Mamaço de Gravataí 2022, no Parcão da 79. Organizado pela doula Andrea Gabech e pela consultora em Amamentação e Desmame AnaLu Muñoz, a ação promoveu a troca de experiências entre as famílias. 

– A campanha do Agosto Dourado apresenta um crescimento nos últimos anos e é de extrema importância, pois neste mês incentivamos e celebramos o aleitamento materno, que protege, alimenta e gera imunidade para o bebê, com um impacto direto na saúde da mãe e da criança que é amamentada – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

O Mamaço, que não ocorreu nos últimos dois anos, em virtude da pandemia de covid-19, representa uma importante ação em prol da defesa e da importância da lactação e da amamentação.

– Foi lindo de ver. Agradecemos todas as famílias que participaram desse evento. A amamentação é um assunto que diz respeito a todos nós, desde o núcleo familiar até o nosso governo – afirmou a consultora em Amamentação e Desmame AnaLu Muñoz.

Sentimento semelhante foi registrado pela doula Andrea Gabech:

– Numa linda manhã de sol e muito frio, reunimos famílias que lutam e apoiam a amamentação, além de contarmos com a presença e participação especial do secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca, que nos contou sobre sua experiência pessoal como parceiro no sucesso da amamentação de sua filhinha e a atuação da sua gestão em projetos que visam o apoio à saúde materno infantil.

Segundo a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (Sape), Juliana Fontoura, para que o aleitamento materno aconteça de maneira efetiva e exclusiva até o sexto mês, toda a sociedade deve estar sensibilizada para esta temática – e não apenas a díade mãe e bebê. Ainda conforme Juliana, um bebê que é amamentado adoece menos.

– Além disso, o aleitamento materno tem um impacto positivo a longo prazo nos índices de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – salientou

O evento também contou com a participação do secretário municipal da Saúde Substituto, Bruno Palaver, da coordenadora do Centro Municipal de Saúde (CMS), Silvia Andrade, da enfermeira obstétrica do Hospital Dom João Becker, Vivian Zaboetzki Dutra, e de profissionais da saúde que atuam no município.


Agosto Dourado


Durante o Agosto Dourado, mês que simboliza o incentivo à amamentação e que tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais, a SMS promoverá diversas ações e atividades sobre o tema, como a programação de atividades com grupos de gestantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, no Brasil, a amamentação exclusiva alcança 45,8% dos bebês com até seis meses. Para as mulheres, amamentar reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama. Para o bebê, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade