desabastecimento

Água preta de presente de Natal para Gravataí

Presente de Natal: falha da Corsan fez torneiras jorrarem água preta

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) dá show e consegue se superar a cada novo episódio. Paralelamente à falta d’água registrada no final de semana do Natal em vários bairros de Gravataí, uma surpresa: água preta!

O fenômeno que só a companhia é capaz de protagonizar foi registrada sábado, véspera de Natal, e atingiu vários consumidores que foram para a rede social Facebook botar a boca no trombone.

Também houve desabastecimento, além de Gravataí, em Cachoeirinha e Viamão. Outras duas cidades que entraram no ról das afetadas pela Corsan ficam na Serra Gaúcha, Gramado e Canela.

 

Água preta

 

Por aqui, a assistente financeira Fabiana da Luz disse hoje ao meio dia no programa Jornal do Almoço que na sexta-feira, quando foi encher a piscina para a filha se refrescar já percebeu a cor diferente da água.

Na manhã desta segunda, conforme ela, o problema continuava.

— Água até tinha, mas estava muito suja.

Hélio César Martini, 46 anos, eletricista e faz tudo nas horas que os clientes precisam, casado e pai de dois filhos, morador da vila Natal – por ironia! –, próximo ao Cemitério, viveu o drama da água preta na noite da comemoração com a família.

— Isso começou na noite de sábado. Esgoto puro — conta ele.

O problema vai mais além do que a simples coloração do que deveria ser água potável.

— A caixa d’água está podre, suja, tenho que limpar nesta semana. O filtro da torneira também ficou completamente sujo, nem filtrava a água. E pior é que sei de gente que tomou essa água que, pelo que ficamos sabendo, estava com esgoto — contou Hélio, ontem.

: Banheiro na casa de Hélio Martini ficou completamente sujo pela água preta da Corsan

 

Drink preto

 

Outros enfrentaram a situação com bom humor, como a estudante Larissa Lucas que no Facebook uma foto (abaixo) com o seguinte comentário:

— Bora tomar meu mais novo Drink Preto com sabor de água da Corsan! Invejosos dirão que saiu da minha torneira kkkkkkkkkj.

Não foi o caso da fonoaudióloga Cristiane Campão que também usou a rede social, mas para reclamar, e postou uma imagem ainda mais impressionante da água, ou do que deveria ser água. O que a foto mostra é um líquido extremamente preto.

— Isso é um absurdo… Um calor desses e a água nesse estado — comentou.

 

: Na esquerda, a pia da fonoaudióloga Cristiane. À direita, Larissa e seu "drink" preto

 

Não falta água

 

Eduardo Carvalho, diretor de Operações da Corsan, disse no Jornal do Almoço que o que aconteceu em Gravataí foi decorrente de manobras rotineira para adequar o fornecimento de água ao consumo.

— O problema crônico de Gravataí não existe mais — garantiu Carvalho.

Segundo o diretor da Corsan, desde outubro passado quando aconteceu de os arrozeiros devolverem água suja ao Rio Gravataí, não houve mais falta d’água generalizada na cidade.

E ele acha que o problema seria resolvido se as pessoas tivessem reservatórios em suas casas.

— As residências que não têm seus reservatórios individuais acabam sofrendo um pouco mais por causa das variações da pressão. A água existe na tubulação, porém a pressão varia ao longo do dia em função do consumo.

 

Clique na imagem para ver a água preta jorrando.

 

E a água preta?

 

O diretor Eduardo Carvalho disse as manobras operacionais acabaram por promover a abertura de uma válvula que liberou uma água que, segundo ele “normalmente não é utilizada”.

— Essa água acabou entrando no sistema de água tratada e ocasionou esta questão da coloração.

Ele também disse que a Corsan detectou o problema ainda na sexta-feira, fez o expurgo da rede (jogou fora a água suja) e já no sábado no começo da tarde a situação deixou de existir.

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Será a solução caseira para a falta de água?

Faltou água! O que fazer com a Corsan?

Metade da água tratada pela Corsan vai fora

 

Acidentes

 

A Corsan está preparada para fazer o abastecimento da população mesmo nos dias mais quentes do verão, que é quando aumentam o consumo. Foi o que disse o diretor Eduardo Carvalho.

Ele destacou, porém, que a Corsan não está preparada para os acidentes que provocam o desabastecimento. Em Gravataí, foi o sexto episódio de falta d’água – agora com o agravante da água preta – desde setembro passado.

Os problemas de desabastecimento da população com água potável, pela Corsan, têm sido motivos de reclamações ao longo da última década. Isso ocorre de modo mais acentuado no verão e de forma mais frequente nos últimos cinco anos.

 

Sem esclarecimento

 

A Corsan não retornou o e-mail do Seguinte: pedindo informações sobre a água preta, e o telefone 0800.646.6444 também não esclareceu o problema. Segundo a atendente do geral (3215.5400), não havia ninguém, à  tarde, na assessoria de imprensa.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade