Airton Leal é o novo líder do governo Marco Alba (PMDB) na Câmara de Gravataí.
O vereador, que nos últimos 25 anos ficou de fora da Câmara apenas entre 2013 e 2016, tem um perfil oposto ao ex-ocupante Clebes Mendes (PMDB), que entregou a função na sexta, como o Seguinte: noticiou com exclusividade.
Enquanto Clebes é conhecido como ‘Bolsonaro da Aldeia’, Airton é o 'Tio Airtinho', pelo trabalho com as crianças das creches conveniadas à Associação do Bem Estar do Menor de Gravataí (Abemgra), onde inclusive foi criado.
A escolha por um integrante de outro partido da base, o PV, apaga a crise instalada no PMDB na disputa pelo cargo.
O ofício comunicando a troca da liderança deve ser enviado pelo prefeito à Câmara nesta terça.
LEIA TAMBÉM
Clebes entrega liderança do governo Marco
A relação entre Marco e Airton já viveu altos e baixos. A amizade antiga ficou estremecida por mais de uma década, quando em 1998 Airtinho desobedeceu ordem do PMDB, comandado por Marco, e decidiu uma eleição para presidência do legislativo ao não votar em Sérgio Malinoski (PMDB) e apoiar Cláudio Pereira (PDT), candidato do então prefeito Daniel Bordignon (PT).
Num dia memorável a quem testemunhou, Airton permaneceu na tribuna, imóvel e silencioso, por minutos que pareceram intermináveis, até anunciar o surpreendente voto que o levou da oposição para o governo.
Marco, presente à sessão, o fez assinar a desfiliação momentos depois.
Airton filiou-se ao PT, onde foi eleito e reeleito, liderou o governo, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social e foi um dos únicos quatro vereadores a permanecer leal a prefeita Rita Sanco e votar contra sua cassação no golpeachment de 2011.
Os cabelos brancos reaproximaram os amigos dos anos 80: Airton, que não tinha conseguido a reeleição em 2012, no ano passado concorreu pela base governista com a ajuda de Marco e foi o eleito do PV. De fala mansa, e de cantinho, como lhe é peculiar, já mostrou o tamanho de quem tem mandato ao ganhar do ex-vereador Márcio Souza e do ex-prefeito Sérgio Stasinski a disputa interna pela indicação de Kelen Copa, sua ex-assessora, como presidente do Ipag.
Agora, desbancou um trio de peso no PMDB: Alan Vieira, Alex Tavares e não menos que o vereador mais votado de Gravataí, Paulinho da Farmácia.
– Me pegou de surpresa, o prefeito acabou de me avisar. Seguirei defendendo o governo com a mesma confiança e entusiasmo – disse ao Seguinte:, há minutos, um Airton que é, sem dúvida, com seu característico "tudo bom, tudo bem", o vereador com melhor relação com todas as bancadas.
As polêmicas que sempre aparecem nos governos agora o testarão.