RAFAEL MARTINELLI

Alan na Frente Conservadora do RS: o pior momento para o MDB de Marco Alba se associar ao bolsonarismo

O vereador Alan Vieira, que é presidente do MDB e afilhado político de Marco Alba em Gravataí, participou do lançamento da Frente Conservadora no Rio Grande do Sul.

Reputo no pior momento: a quinta-feira passada, dia em que explodiu no Brasil a expectativa pela prisão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, pelo ‘golpe militar’ das jóias & mais.

No post que fez no Instagram, e cuja foto ilustra este artigo, Alan escreveu “esperança”.

Não se trata de demonizar uma reunião de conservadores e sim cometer a crítica sobre a confusão entre conservadorismo e bolsonarismo.

Lula foi eleito com 60.345.999 votos, 50,90% dos eleitores que foram às urnas. Bolsonaro recebeu 58.206.354 votos, 49,10%.

Eram todos bolsonaristas? Não!

Mas, inegável é que os políticos gaúchos que capitaneiam a Frente Conservadora assim fizeram – ou tentaram – parecer.

Como não analisar como uma ‘frente bolsonarista’ quando Onyx Lorenzoni (PL) reaparece no lançamento de quinta defendendo Bolsonaro das acusações feitas pelo hacker Walter Delgatti ou a possível confissão de Mauro Cid.

Conforme o Correio do Povo, insuspeito por hoje ser a mídia mais destra do RS, o ex-ministro “voltou a defender Jair Bolsonaro como líder da direita no Brasil durante o lançamento da Frente Conservadora, em Porto Alegre”.

Diz a reportagem:

Onyx voltou a fazer uma defesa do ex-presidente Bolsonaro, tornado inelegível pela Justiça Eleitoral, destacando seu papel de líder deste campo ideológico, além de falar sobre números do governo passado em áreas como a economia.

Mais:

“Isso assusta o mecanismo e faz com o sistema trema. Eles nos temem. Mas não podemos mais agir como crianças”, afirmou Onyx. Essa crítica ao campo conservador apareceu em outro ponto de sua fala, onde disse ter sido uma “infantilidade” em determinado momento de governo confrontar militares e o escritor Olavo de Carvalho, uma espécie de “guru” do bolsonarismo, sendo que todos seriam conservadores”.

Onyx, que foi – com o perdão dos conservadores-bolsonaristas pela analogia – a ‘estrela’ do lançamento da Frente, falou em Bolsonaro e Olavo de Carvalho!?!?!

Segue o CP:

Em seu discurso, no evento que ocorreu no Teatro Dante Barone, Onyx comparou o campo conservador com uma criança, que enfrenta adversários mais organizados e alinhados com o que chamou de ‘o sistema’. “Vencemos em 2018 porque o sistema cochilou. Piscou. E foi possível que com apoio de vocês, nas ruas do Brasil, que pudéssemos vencer.”

Reputo algo conspiracionista. Tanto quanto aqueles que acreditam nas teorias do antigo astronauta. É o ‘conservador’ que critica o ‘sistema’, gente!. Há algo de PCO no delírio.

Salvo engano, a associação do MDB de Gravataí ao bolsonarismo – que inegavelmente é como foi apresentada a frente conservadora – talvez arraste algo de estratégico à candidatura do ex-prefeito Marco Alba à Prefeitura em 2024; afinal, experimentamos a III Guerra Política de Gravataí: Luiz Zaffalon x Marco Alba, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon x Stasinski.

Acontece que Zaffa se filiou ao PSDB de Eduardo Leite, partido e governador que ‘napoleões de hospício’, e há um criatório deles na aldeia, identificam com a esquerda. Aí, a aproximação talvez fidelize à candidatura de Marco Alba o bolsonarismo, que em Gravataí deu 7 a cada 10 votos para o ‘mito’ em 2018 e 60% em 2022.

O ex-vereador gravataiense Evandro Soares (PL), que já foi a Brasília, com o filho de Onyx, o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), a quem assessora, apresentar a Frente Conservadora a Bolsonaro, é cotado para ser vice de Marco Alba.

Entendo só não foi – ou foi? – ‘Dos Grandes Lances dos Piores Momentos’ porque o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), não compareceu. O ‘03’ enviou vídeo, reproduzido no telão, onde justifica a ausência pelos trabalhos na CPMI dos atos de 8 de janeiro, no Congresso.

Evandro e Rodrigo Lorenzoni apresentando Frente a Bolsonaro

Ao fim, só não temo errar muito nesta análise porque o ‘Pelé da política’ de Gravataí, Marco Alba, não compareceu ao lançamento – e, por vezes, ausências dizem muito.

Como a Frente Conservadora anuncia lançamentos municipais, aguardemos.

Pode até restar Marco e Zaffa na mesma sala.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade