CRISE CLIMÁTICA

Além de equipes volantes com assistência aos desabrigados em Gravataí, unidades de saúde atendem abrigos vinculados a seus territórios

Desde o início dos impactos causados pelas enchentes, a Prefeitura de Gravataí mantém atendimentos diários aos desabrigados em Gravataí. Dando seguimento ao planejamento estratégico adotado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com as equipes volantes, as unidades de saúde estão garantindo a assistência aos abrigos de seus territórios, tanto nos próprios serviços de saúde quanto nos locais de acolhimento. Desta forma, visam garantir todo o suporte aos atingidos pelas enchentes, ao mesmo tempo que continuam com os atendimentos à população gravataiense.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Granville, por exemplo, realizou atendimentos nesta semana no Salão Sublime e no Abrigo Refúgio 92. Conforme a coordenadora da unidade, Miriani Franco, foram realizadas consultas médicas e de enfermagem, com verificação de pressão arterial, realização de curativos e vacinação. Somando os atendimentos na unidade de saúde e nos locais, foram mais de 80 abrigados atendidos. 

A USF Érico Veríssimo, por sua vez, está prestando a assistência necessária junto à AABB, que, conforme último levantamento, tem cerca de 40 abrigados. Nesta sexta-feira, 24, uma equipe da unidade de saúde se deslocou até o ponto de acolhimento para atender as demandas, assim como está com suas portas abertas para qualquer necessidade.

Nove Unidades de Saúde da Família (USF) – Granville, Érico Veríssimo, Parque dos Eucaliptos, São Vicente, Cohab C, Itatiaia, São Marcos, Morada do Vale I e Morungava – estão envolvidas nessas atividades, garantindo todo o suporte e amparo necessários neste momento a centenas de abrigados. Além disso, equipes volantes continuam – há mais de 3 semanas, incluindo os finais de semana –  com atendimentos em todos os abrigos da cidade. Para atender toda essa demanda, agentes comunitários de saúde (ACS) fazem o levantamento e o mapeamento para direcionar os atendimentos necessários.

Urgência e emergência

As unidades de pronto atendimento (UPAs) e o Hospital Dom João Becker (HDJB) permanecem à disposição da população sempre que necessário, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado a qualquer momento pelo telefone 192. Em casos de urgência e emergência, os responsáveis pelos abrigos e/ou os desabrigados podem contatar o Samu ou utilizar os serviços de pronto atendimento em Gravataí.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade