trânsito seguro

Alivia o pé porque a caneta vai pegar os apressadinhos

Agentes de trânsito intensificaram uso do radar móvel, inclusive à noite, para obrigar motoristas a respeitarem os limites de velocidade e diminuir o número de acidentes em Gravataí

Os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Gravataí estão intensificando o trabalho de fiscalização para obrigar os apressadinhos da aldeia dos anjos a aliviarem a pressão do pé no acelerador. O trabalho vem sendo realizado com a utilização de radares eletrônicos móveis e a intenção de fazer com que os motoristas respeitem os limites de velocidade tem a finalidade de reduzir acidentes e, principalmente, os casos de morte resultante de colisões violentas.

— O objetivo é conscientizar os condutores sobre a velocidade correta de modo evitar sinistros ou, caso estes ocorram, não sejam tão graves em comparação aos que acontecem quando há excesso de velocidade. O condutor não deve respeitar a velocidade porque o radar está ali, mas para preservar a sua segurança e dos demais usuários das vias — disse hoje para o seguinte: Eduardo Piber Coelho da Silva, fiscal de trânsito e chefe do setor de fiscalização da SMUrb.

 

Também à noite

 

A intensificação do uso dos radares – a prefeitura já tinha um que vinha sendo empregado desde 2006 e adquiriu outro em agosto passado, investimento de R$ 190 mil – é parte da estratégia da administração para reduzir os índices de acidentalidade e de óbitos decorrentes dos acidentes nas vias sob responsabilidade do município. E para quem pensa que à noite os radares ficam nos armários, solene engano.

De acordo com o chefe da fiscalização, o agente Piber, também no período noturno os equipamentos ajudam a detectar os apressadinhos, com um detalhe: a fiscalização não está limitada às principais vias urbanas de Gravataí, na área central ou avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Os agentes, com apoio dos guardas municipais, também está se deslocando à periferia.

 

Treinamento

 

A fiscalização segue um cronograma previamente estabelecido no setor de fiscalização e o foco, a cada ação, se dá nas ruas e avenidas em que são registrados os maiores índices de acidentes ou, até por denúncia dos moradores e usuários, é costumeiro o excesso de velocidade. As vezes, o mesmo trecho pode receber a fiscalização móvel mais de uma vez por semana.

Para isso, os agentes de trânsito receberam treinamento para operar os medidores eletrônicos de velocidade e têm o apoio de equipes da Guarda Municipal. Ambas as forças atuam de forma conjunta, conforme Piber, ou o apoio dos agentes da GM se dá à distância, com a finalidade de evitar conflitos com motoristas que não aceitam a fiscalização ou a atuação.

Sobre a capacitação do pessoal, o chefe da fiscalização lembra que de seis em seis meses os agentes são submetidos a treinamentos para assegurar que não ocorram falhas no trabalho. Piber reforça que todas as atividades da fiscalização de trânsito no âmbito da municipal visam reduzir a acidentalidade.

— A fiscalização eletrônica é apenas mais um meio de contribuir para esta redução e, assim, salvarmos mais vidas.

 

Leia também:

Se beber… Balada Segura vai às vilas

 

Os índices

 

Lembrando que a média diária chega a 42 veículos flagrados em excesso de velocidade por dia, em Gravataí, o que significa cerca de 10% dos veículos fiscalizados está acima do limite de velocidade o agente acredita que, por causa da atuação mais rígida, a tendência é que estes índices acabem caindo.

— Queremos que este número se reduza. Estando ciente de que no município a fiscalização eletrônica está atuando fortemente, os condutores devem se conscientizar e respeitar os limites de velocidade que constam nas placas de sinalização — afirma.

 

Críticas

 

Sim, recebemos críticas diariamente, do condutor que foi autuado e não aceita a fiscalização ou pela falta de fiscalização em alguns pontos já que, infelizmente, por falta de efetivo, não conseguimos atender todas as demandas recebidas diariamente.

 

: Prefeitura está usando dois radares na fiscalização do trânsito

 

Como recorrer

 

— Para qualquer infração de trânsito que o condutor receber, ele pode interpor defesa prévia. Na infração de responsabilidade do município, deve o condutor encaminhar protocolo no Centro Administrativo Leste, no térreo, anexando à defesa cópias da habilitação, documentos do veículo, da notificação e do auto de infração de trânsito além das alegações para defesa, sejam estas fotos ou outros comprovantes.

 

PARA SABER

 

1

As infrações que são de responsabilidade da administração municipal são aquelas relativas a estacionamento, parada e circulação como por exemplo em sinal vermelho, velocidade e estacionamento em vagas especiais, entre outras.

 

2

Os equipamentos (radares) contam com dispositivo para a leitura automática de placas o que possibilita verificar se o veículo possui restrições à circulação, está com licenciamento vencido ou em situações como furto ou roubo.

 

3

No caso de veículo em furto ou roubo, a informação é imediatamente repassada para a Guarda Municipal e Brigada Militar. Quanto ao licenciamento e outras restrições, a  autuação é mediante abordagem.

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Nas pegadas do Melo

Associo-me ao artigo Matinal nas pegadas de Melo, do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva. Faz o Matinal um jornalismo de excelência. Reputo simbólico áudio revelado, onde o prefeito

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade