Na última quinta-feira, 17, alunas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Murialdo e João Goulart participaram junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) da cerimônia do 3º Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas realizada no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
No ato, também houve o lançamento de uma revista promovida pela AJURIS composta pelas 24 redações dos alunos finalistas. Os textos foram elaborados a partir do tema ‘As diferenças ao meu redor: o que nos une’, e avaliados por diversos juízes do Estado.
O incentivo para o concurso foi através da parceria entre o Sicredi e a AJURIS, com o intuito de promover e incentivar alunos das escolas públicas no Estado do Rio Grande do Sul. Os alunos também foram premiados com notebook e smartphones para o primeiro, segundo e terceiro colocado, além de computador para a escola do primeiro colocado.
A Emef Murialdo foi contemplada através da aluna Nathalie Alves Schuler do 8º ano, que conseguiu o 2º lugar a nível estadual. Já a Emef João Goulart teve a aluna do 8º ano Rafaela Cardoso Baumart, contemplada com a publicação de sua redação entre os 24 alunos finalistas.
A secretária da Smed Aurelise Braun relatou que a secretaria e a cidade estão muito felizes pelo trabalho das escolas do município. “Estamos muito contentes pelas escolas do nosso município se destacarem em um concurso como esse. É muito importante que os alunos tenham uma oportunidade como essa para que possam escrever a sua história e deixar a sua marca. A Smed se disponibiliza em total apoio para que as escolas possam participar de eventos como este que prestam apoio e incentivos aos alunos. Agradeço a AJURIS pelo lindo projeto”.
Durante a premiação, o presidente da AJURIS Cristiano Vilhalba também usou o momento de fala para enaltecer o projeto. “Nos emociona fazer a entrega da premiação, pois nos toca muito de que a educação desse país não tem a valorização que merece ter. Por isso, tentamos de uma forma muito simples colaborar para que a sociedade e as autoridades possam ter essa visão de quão importante é a educação para o nosso Estado e para nossa sociedade gaúcha e brasileira”, justificou.
A estudante Nathalie Alves, relatou sua emoção e agradecimento. “Ter conseguido o 2º lugar é uma emoção gigantesca e o meu coração está transbordando de gratidão e felicidade. A experiência que eu consegui escrevendo essa redação foi muito importante e especial. Eu gostaria de agradecer a AJURIS pela oportunidade aos jovens, à minha família, professores e amigos que sempre me apoiaram mesmo nas minhas maiores dúvidas e que esse concurso continue inspirando outros a acreditar na força da palavra, que a gente nunca pare de escrever, de falar, de sentir e de lutar por um mundo mais justo, muito obrigada”.
Também estiveram presentes o vereador Evandro Coruja e Paulo Juarez Cardoso, diretor da Emef Cívico Militar.