Devido à necessidade do distanciamento social em tempos de pandemia, as escolas municipais se adequaram à nova logística da Secretaria Municipal da Educação (Smed), anunciada em live no facebook pelo prefeito Marco Alba e pela secretária da pasta, Sônia Oliveira. A ideia foi pensada de maneira com que o ano letivo dos cerca de 30 mil alunos da rede municipal de ensino seja o menos prejudicado possível.
Dessa forma, as instituições retomaram os serviços na última segunda-feira, 1, disponibilizando atividades remotas para os alunos a cada 15 dias. Os exercícios podem ser retirados diretamente na escola ou pela internet. Além das atividades, os tradicionais kits de materiais escolares, que tiveram a entrega adiada devido à paralisação das aulas no dia 18 de março, também começaram a ser recebidos pelos discentes nesta semana.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Osorio Ramos Correa segue trabalhando para que os seus 520 estudantes tenham acesso aos itens. De acordo com a diretora Zuleica Batista Costa, “os kits de materiais escolares irão facilitar as crianças a fazerem os exercícios didáticos, e comunidade escolar compreendeu muito bem a necessidade de suspender os serviços presenciais, tendo em vista que foi uma escolha tomada com base na preservação da saúde de todos.”
Zuleica também ressaltou que, para facilitar o processo à distância, a Emef mantém contato com os alunos pelas redes sociais, através de vídeos que buscam orientar a respeito da realização das atividades e das medidas de higiene relacionadas ao coronavírus.
Mãe de um aluno do quarto ano da Osorio Ramos, Vanessa Rubira contou que está otimista com a continuidade dos estudos do filho de maneira remota, mas que o menino se sente afetado pela situação atual.
– Ele está apreensivo com o surto de covid-19, principalmente porque tem asma, se encaixando no grupo de risco. Porém, é preciso recuperar o tempo perdido, ainda mais quando se trata de educação, uma área tão importante.