Alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Freire, localizada no bairro Vera Cruz, acompanhados pela professora das disciplinas de português e artes Fábia Haas, puderam conhecer de perto a Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro. A atividade fez parte do estudo da unidade “Música: Som e Poesia”, do livro SET Brasil, Arte, 6º ano.
Os alunos Isabella e João Pedro não contiveram a empolgação ao falar sobre os instrumentos musicais que mais gostaram de ver pessoalmente: a flauta transversal e o xilofone foram os instrumentos que fizeram os olhos dos pequenos de 11 e 12 anos, respectivamente, brilharem. Além disso, eles falaram sobre a diferença de ouvir os sons dos instrumentos, quando tocados pessoalmente, comparados com os ouvidos, em sala de aula, por meio de alto-falantes.
Como parte do projeto pedagógico, além do conteúdo previsto no livro didático, foram promovidos jogos com sons de diversos instrumentos, quiz cultural sobre o Theatro São Pedro e jogo da memória. João e Isabella, também, falaram sobre os instrumentos que mais sentiram vontade de tocar. Para a garota, o violão, para o garoto, o violoncelo, que, segundo ele, ultrapassava a sua altura.
Após o passeio, que contou com transporte gratuito para os 35 alunos, por intermédio do programa Sogil Social, os jovens produziram um texto contando sobre sua experiência. Segundo Fábia, a mistura de músicas clássicas e contemporâneas gerou uma imersão na turma, de uma forma não esperada:
– Eles mergulharam na ideia – relatou.
A série Concertos Didáticos Banrisul visa apresentar aos estudantes, do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, o universo da música orquestral em concertos gratuitos, com duração de 80 minutos, em um misto de aula e diversão no teatro mais famoso do estado, o Theatro São Pedro. O maestro da orquestra do Theatro São Pedro Evandro Matté e o boneco Abelardo (manipulado pelo ator Mário de Ballentti) demonstraram o funcionamento da orquestra.