Rosiane Guedes Nunes

Amélias da modernidade

Quem nunca ouviu a canção “… Amélia que era mulher de verdade…”

Dia desses, em pleno fim de semana ensolarado, me peguei cantarolando enquanto fazia uma pequena faxina na casa, com a comida no fogo e ao mesmo tempo em que já havia colocado roupas na máquina de lavar, para aproveitar o dia de sol, pensando no bolo que faria para o café da tarde das crianças… sensação de satisfação e plenitude. Após uma semana intensa e produtiva de trabalho e reuniões (online), poder cuidar da casa e dos meus filhos é muito gratificante.

Eis que já ouvi: o que vão dizer de uma empresária, consultora de empresas, fazendo os serviços domésticos, podendo contratar alguém para fazer? Eu mesmo respondo: sou uma pessoa muito feliz por poder ser a profissional que sou e ainda poder dedicar tempo para atividades em família! Com certeza, os afazeres domésticos não é uma coisa rotineira, por isso é tão gratificante quando consigo me dedicar a estas tarefas e deixar a casa do jeitinho que gosto, com o envolvimento dos filhos e do marido.

Assim como eu, muitas mulheres fazem tais atividades porque gostam de cuidar da casa, dos filhos e do marido, sem deixar de serem grandes profissionais, independente da área em que atuam. E por conta desses afazeres domésticos são chamadas de Amélia. Também já fui chamada de Amélia, no início era desconfortável, mas com o passar do tempo e com o amadurecimento começamos a entender que não precisamos do julgamento e aprovação de outras pessoas.

A figura de Amélia sempre foi vista como uma mulher submissa, dedicada somente aos afazeres domésticos, a qual não cuidava de si (sem vaidades) somente das questões ligadas a casa, marido e filhos. Mas com o passar dos anos, podemos dizer que esta figura mudou.

Se o fato de ser uma profissional dedicada e comprometida…

Se fazer o que gostamos e que nos faz bem…

Se conseguir alinhar a carreira com o tempo com filhos e marido, com os cuidados da casa, familiares, cursos, treinamentos, projetos de desenvolvimento…

Se acordar cedo todos os dias, dormir tarde e finalizar o dia com satisfação…

Se trabalhar e batalhar por meus objetivos e comemorar cada conquista…

Se ser uma pessoa independente e esclarecida…

Se tudo isso faz uma mulher ser uma Amélia…          

ENTÃO SOMOS AMÉLIAS COM MUITO ORGULHO!

E parabenizo a todos as mulheres que são AMÉLIAS DA MODERNIDADE, que conquistaram os seus espaços com inteligência, força e elegância, de saltos ou de rasteiras, com sensibilidade e empatia, que com seus computadores portáteis nas mochilas ou nas bolsas, enfrentam qualquer batalha!

Curta a independência de ser você mesma!

Deixo minha homenagem a todas as Amélias pelo (Todos) Dia Internacional da Mulher!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade