O prefeito Miki Breier postou há minutos, em seus perfis no Facebook:
– Diziam que faríamos um novo pacote. É verdade. Está anunciado o pagamento antecipado do salário de dezembro.
Boa notícia, para um governo que já parcelou salários e para sacar o 13 o funcionalismo depende de empréstimo.
– Fizemos todo esforço para não atrasar salários e a antecipação, como já fizemos no feriadão de Páscoa, é sinal de valorização aos servidores. O conjunto de medidas que tomamos no início do governo foi uma necessidade da crise – disse Miki, por telefone, ao Seguinte:, logo após a postagem e confirmando que sexta pré-feriadão de Ano Novo o dinheiro já estará na conta dos servidores.
A data prevista em lei é o dia 5 de janeiro.
Conforme o prefeito, o acrescimento de R$ 8 milhões com a antecipação do pagamento do IPTU e medidas de ajuste e contenção de gastos que refletiram na economia de R$ 32 milhões no ano, ajudaram na engenharia financeira.
Mas a postagem de Miki é também uma óbvia resposta ao Sindicato dos Municipários, que vinha alertando para a apresentação de um ‘pacotaço de férias’ no qual o governo cortaria mais vantagens do funcionalismo, ao exemplo dos projetos de 2017 que desencadearam a maior greve da história de Cachoeirinha.
Tratei disso em detalhes, inclusive reproduzindo posts, no artigo “Miki e o Simca no Grande Tribunal das Redes Sociais”, que você lê clicando aqui.
Ao fim, com o anúncio de Miki, ganha o governo e ganha o conjunto do funcionalismo. Fica mal, pelo menos por enquanto, a direção do Simca.
LEIA TAMBÉM
OPINIÃO | Miki e o Simca no Grande Tribunal das Redes Sociais