Prefeito Marco Alba recebeu notícia agora há pouco em Brasília: mudança de local será uma das exigências no novo edital de concessão para 2017. Praça será transferida para o km 59, depois da GM
Em reunião agora há pouco em Brasília, o prefeito Marco Alba (PMDB) foi comunicado pela assessoria da direção geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), coordenada por Luis Fernando Castilhos e integrada por Marcelo Bruto, Marcelo Fonseca e Stephane Quebode, da alteração da localização da praça de pedágio da BR 290, hoje situada no km 77, no estudo que está sendo finalizado para licitação de concessão deste trecho da rodovia, a ser lançado ano que vem.
As novas instalações para cobrança serão instaladas depois da General Motors, próximo ao km 59.
– Esta é uma luta antiga, iniciada desde o primeiro ano de nosso governo e pela qual a nossa gestão sempre esteve engajada, pois significa uma economia para os gravataienses que não precisarão mais arcar com essa despesa ao se deslocarem para a capital gaúcha – comemora o prefeito, que estava acompanhado na reunião em Brasília pelo deputado federal Jones Martins (PMDB) e pelos secretários municipais de Mobilidade Urbana Adão de Castro e de Planejamento e Programação Orçamentária Luciano Gerhardt.
– Essa redução de custos para o município, que possui um polo industrial, é muito atrativa para as empresas – acrescenta o secretário de Mobilidade Urbana.
Comunidade poderá participar
As demais alterações, como melhorias na estrada, vias laterais ou outras que a administração municipal já encaminhou e que a comunidade entender que devam ser atendidas na próxima licitação, deverão ser discutidas nas audiências públicas que a ANTT realizará, em Porto Alegre e em Brasília, entre janeiro e fevereiro próximos.
– Com isto, o nosso trabalho para resolver a grande demanda da comunidade de Gravataí está atendido, restando apenas outras pequenas discussões já bem encaminhadas, mesmo com o aumento de obras – conclui Marco Alba (PMDB).
Luta desde 2014
A luta pela transferência da praça de pedágio e as melhorias das vias laterais iniciaram em 2014, quando o então prefeito de Gravataí, acompanhado do hoje ministro Eliseu Padilha e do representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Luis Pedro Ferreira, esteve junto à comitiva da ANTT e anunciou a construção da 4ª faixa da FreeWay.
Desde então, Marco esteve frequentemente reunido com o órgão buscando soluções que melhorassem a trafegabilidade para os gravataienses, demanda esta agora atendida e que constará no edital de licitação da próxima concessionária.
: Deputado Jones Martins (ao lado de Marco) também participou da reunião em Brasília