– Eu não vou morrer analfabeto.
Essa foi a promessa feita por seu Cláudio Jacir dos Reis, de 79 anos, aos filhos, antes de ingressar na Educação de Jovens e Adultos, oferecida pela Prefeitura de Gravataí. Com sentimento de gratidão e dever cumprido, o aposentado, agora já formado e matriculado no ensino médio, concluiu o ensino fundamental no último fim de semana, ao lado de 19 colegas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vânius Abílio dos Santos.
Assim como Claúdio, outros 155 formandos, espalhados pelas setes escolas municipais que oferecem este serviço, realizaram o sonho da primeira formatura no mesmo final de semana.
– Após 60 anos estou me formando no ensino fundamental e já realizei a minha inscrição na EJA do ensino médio no SESC em Gravataí. É uma oportunidade que muitos jovens não aproveitam, mas deveriam – ressaltou Cláudio.
Em busca de facilitar o acesso da população ao processo de escolarização fora do tempo, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), oferece turmas de EJA, de forma descentralizada e em todos os pontos de Gravataí. De acordo com a Smed, atualmente, os interessados podem realizar as inscrições diretamente nas escolas municipais Áurea Celi Barbosa, Osório Ramos Corrêa, Presidente Getúlio Vargas, Bom Jesus, Antônio Aires de Almeida, Nova Conquista e Vânius Abílio dos Santos.
A secretária da Educação Aurelise Braun, que esteve presente nas cerimônias de formatura da EMEF Antônio Aires de Almeida e EMEF Áurea Celi Barbosa, destacou a conquista individual de cada formando.
– Esse momento de celebração é muito importante pois simboliza o fim de um ciclo e motiva os estudantes a continuarem seus estudos. É muito satisfatório e necessário valorizar o esforço desses alunos, que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos no modelo regular, e que agora têm essa importante conquista para se orgulhar e celebrar – concluiu Aurelise.