Bombeiros da região metropolitana trabalham há dois dias para controlar um incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) Banhado Grande. O trecho atingido pelas chamas fica à margem do Rio Gravataí, em Glorinha.
Neste mês, parte da APA já queimou, como o Seguinte: contou em Incêndio de grandes proporções destrói parte de nosso santuário ambiental.
Conforme a analista ambiental da APA na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Cecília Nim, o vento dificulta o combate aos focos de incêncio, que aumentaram de proporção nas últimas horas.
– Está fora de controle e aumentou muito hoje (16). Precisamos de ajuda – pede a analista.
Aguarde outras informações em instantes.
: Área devastada voltou a queimar com força nesta quinta-feira | Foto APN-VG
O que é a APA
A Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande abrange parte dos Biomas Pampa e Mata Atlântica e ocupa 2/3 da bacia hidrográfica do rio Gravataí. Está localizada entre os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha, com uma área de 136.935 hectares.
A vegetação original é composta predominantemente de banhados e matas de restinga, sobre o solo arenosos da Coxilha das Lombas, que é uma região de paleodunas remanescente das transgressões e regressões marinhas. Atualmente, a APA possui em seu território áreas urbanas e de atividades agropastoris, predominando o cultivo de arroz.
O objetivo da criação da APA é a proteção dos banhados formadores do rio Gravataí (Banhado Grande, Banhado do Chico Lomã e Banhado dos Pachecos), compatibilizando o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais preservados e recuperando as áreas degradadas.