A partir desta semana, um grupo de oito apenados mantidos sob monitoramento eletrônico são a mão de obra para que o projeto de revitalização das calçadas de Cachoeirinha tome forma. A medida, segundo o prefeito Miki Breier (PSB), é reultado de uma parceria entre a prefeitura e a Susepe, e foi anunciado oficialmente nesta terça, enquanto era inaugurado mais um trecho do novo modelo de calçamento da Avenida Flores da Cunha, na altura da parada 51.
— É uma forma de contribuirmos para a ressocialização dos apenados. A cada três dias trabalhados, a pena deles é reduzida em um dia — explica o prefeito.
A contrapartida do município é o pagamento de R$ 748,50 por apenado (valor repassado pelo Estado), além de alimentação e vale-transporte. Eles agora fazem parte do programa Cachoeirinha: Eu Amo! Eu cuido!
LEIA TAMBÉM
OPINIÃO | Venezuelanos: parabéns, prefeito
COLUNA DO MARTINELLI | Entrevista com Miki
O trecho entregue à comunidade na terça compreende um dos mais conturbados da principal avenida da cidade, entre as ruas Rui Ramos e Clóvis Pestana e, a partir de agora, como referiu o secretário de Captação de Recursos e Planejamento, Elvis Valcarenghi, já pode entrar na lista de cartões postais da cidade.
A obra foi viabilizada pela mobilização de empresários locais, que doaram os materiais, como PVs, pó de brita, cimento e areia. À prefeitura, couberam a mão-de-obra, os projetos, autorizações e licenças.
O trecho da parada 51 representa a quarta etapa da revitalização.
O mesmo projeto já viabilizou os trechos entre as ruas Anápio Gomes e Décio Martins Costa, entre as ruas João Batista e Souza e Eurípedes Aurélio da Silva, e entre a Avenida Frederico Ritter e a Rua Artur Emílio Ozzio. Já está em obras, e com a força dos apenados, a construção do novo calçamento entre as avenidas Doutor Anápio Gomes e Nilo Peçanha.
Para empresários ou moradores que queiram contribuir com o projeto, as informações são pelo telefone 3469-5268, da Secretaria de Segurança e Mobilidade.