Após as fortes chuvas que atingiram Gravataí no último fim de semana, equipes da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), estão mobilizadas para restabelecer a normalidade nos bairros mais impactados. As regiões do Caça e Pesca, Vila Rica, Jardim do Cedro e Vera Cruz, além de diversos pontos da zona rural, sofreram com os grandes acumulados de água.
Entre as medidas emergenciais estão a desobstrução de bocas de lobo, limpeza de valas e arroios, retirada de galhos e entulhos, recuperação pontual de vias e apoio direto a moradores afetados. O prefeito Luiz Zaffalon determinou prioridade no atendimento às áreas atingidas e destacou o trabalho conjunto das secretarias municipais.
“Equipes estão atuando de forma coordenada com a Seinfra, acelerando as obras emergenciais, como desobstrução dos bueiros para facilitar o escoamento da água. A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça a sinalização e monitora o trânsito, enquanto a Defesa Civil acompanha as áreas de risco e presta atendimento aos moradores”, afirmou Zaffalon.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Laone Pinedo, a ação imediata é garantir segurança e liberar o tráfego. “Nossas equipes estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã da segunda com máquinas e caminhões para restaurar a normalidade nos locais afetados”, ressaltou.
De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva registrado chegou a 91 milímetros no fim de semana. O rio Gravataí apresenta elevação gradual, mas controlada, marcando 3,65 metros na manhã desta segunda-feira (22). A Prefeitura segue monitorando continuamente as áreas de risco e orienta a população a acompanhar os comunicados oficiais.
Em situações de emergência, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone/WhatsApp (51) 99332-7385 ou acionar a Guarda Municipal pelo número 153.