A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul realiza na segunda-feira (8) uma audiência pública em Gravataí. O encontro acontece às 10h, na Câmara Municipal (Av. Doutor José Loureiro da Silva, 2597), e tem como objetivo ouvir autoridades, especialistas e movimentos sociais que atuam na rede de proteção às mulheres.
Coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), a comissão foi criada após o feriado prolongado da Páscoa deste ano, quando 12 feminicídios foram registrados no estado em apenas quatro dias. Desde então, o grupo tem percorrido diferentes regiões para conhecer a realidade local, identificar falhas na rede de proteção e propor políticas públicas mais eficazes.
A audiência reunirá deputadas federais, estaduais, vereadoras, representantes do governo do estado, da prefeitura, órgãos públicos, entidades especializadas e movimentos de mulheres e feministas.
“Nossas visitas técnicas e audiências públicas têm nos ajudado a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê o uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolamos recentemente na Câmara dos Deputados”, destacou Fernanda Melchionna.
Segundo a parlamentar, o objetivo é tornar a rede de proteção à mulher mais efetiva, considerando as diferentes realidades do Rio Grande do Sul.
A Comissão Externa foi criada com apoio unânime das deputadas federais gaúchas Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos). O grupo atua na coleta de informações em todo o estado para traçar um panorama da violência de gênero e propor medidas de enfrentamento, como novas legislações, investimentos e fortalecimento dos serviços públicos.
Serviço
- O quê: Audiência pública sobre feminicídios em Gravataí
- Quando: Segunda-feira (08/09), às 10h
- Onde: Câmara Municipal de Gravataí – Av. Doutor José Loureiro da Silva, 2597