CARNAVAL

Após uma década, Carnaval de Rua reúne 3 mil pessoas em Cachoeirinha

O Carnaval de Rua de Cachoeirinha reuniu mais de 3 mil pessoas, conforme a Guarda Municipal. O evento, promovido no sábado pela Prefeitura, na rua Dr. Mário da Costa Pereira, em frente à Praça da Juventude, contou com o desfile de seis blocos de samba, além da Acadêmicos de Gravataí, campeã do Carnaval de Porto Alegre em 2024.

A noite de desfiles iniciou pouco depois das 21h, com o bloco Viva o Sus, da Secretaria Municipal de Saúde, que deu início ao evento, distribuindo preservativos e materiais de conscientização sobre DSTs e Dengue ao público. 

Na sequência, ingressou no sambódromo o bloco Mulemba da Caxu, fundado em 2023 pelo Instituto Ágora, que homenageou os afrodescentes de Cachoeirinha. O samba-enredo foi composto pelo mestre da bateria Filipe Nero Santana, seu puxador Emerson Lima e o cavaquinista Wilson Lucas. A rainha da bateria foi Ana Bento, cuja família foi homenageada no samba-enredo por seu envolvimento histórico com o Carnaval de Cachoeirinha

Em seguida, o bloco Skenta chegou animando as milhares de pessoas presentes no local, com seu variado repertório de músicas, contando com a parceria do mestre Nuno da Betânia, Escola de Dança Criativus, Grupo Afro Omoduá, grupo de dança da Nara Cats, Grupo de Capoeira Preto Rico (Gravatai), grupo de teatro Misenscene, entre outros.

Já na madrugada de domingo, o bloco Mancha Verde ingressou na passarela, com o tema “Vai na Fé”, em homenagem à recuperação de Fininho, que desfilou à frente de sua agremiação. Fundado em 1996 no Finos Bar por  Adilson e Iolanda, é um bloco comunitário unido com o Sport Clube Juventude.

Já passava da 1h20 da manhã, quando o público ouviu o rugido da Onça Negra ecoar pela avenida. Era a Acadêmicos de Gravataí, campeã do Carnaval de Porto Alegre em 2024, ingressando na passarela do samba. Com o tema “A Trupe da Onça Negra Apresenta: No Palco da Fantasia Entra em Cena a Commedia Dell’Arte”, a agremiação animou as mais de três mil pessoas presentes, com um espetáculo digno de uma campeã.

O bloco Afro-Tchê finalizou a noite de desfiles, levando ao público seu tradicional samba-reggae, com a batida do Olodum e da Timbalada, fechando com chave de ouro o Carnaval de Rua de Cachoeirinha em 2024.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Ildo Junior, destacou a alegria de ver, novamente, o sucesso do evento.

– Em 2023, depois de uma década, conseguimos levar novamente alegria e cultura à população de Cachoeirinha através do Carnaval de Rua. Os desfiles foram um sucesso, o público adorou e compareceu em peso a festa. Foi muito gratificante ver todos celebrando o Carnaval – disse.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade