Apesar do pouco espaço na imprensa nacional, ainda há grandes desenhistas e incisivos comentaristas da cena política brasileira. E dessa vez o aplauso vai mais que merecidamente para Renato Aroeira, o chargista titular do jornal O Dia.
Primeiro, porque com o circo em Brasília sempre pegando fogo não tá fácil pra nenhum artista gráfico enquadrar o incêndio nosso de cada dia. Ainda mais com a abundância de personagens clamando por porradas visuais.
Segundo, porque mesmo com traço preciso ou abordagem politicamente bem posicionada, é difícil produzir tantas charges certeiras para um alvo móvel. Admirável tem sido a pontaria do Aroeira ao mirar as fraquezas do nosso poder legislativo.
Em meio às mais recentes vergonhas dentro e fora dos plenários federais – as articulações deslavadas, o descarado toma lá, dá cá – Aroeira se destaca pela saraivada contínua e mortífera, sobretudo contra Eduardo Cunha.
Quanto aos méritos do chargista, com justiça as palmas se dividem: ora vão pra sacada, ora pra técnica (desenho + fotoxópi sobre foto), quase sempre para a combinação perfeita entre os vários recursos do artista. Clap, clap, clap!
Para conhecer e acompanhar o trabalho do chargista Aroeira, acesse seu
Facebook.