O Arroio Passinhos, em Cachoeirinha, está passando por uma intensa operação de limpeza após a tempestade supercélula que desencadeou seu transbordamento, derrubando a parede de contenção e resultando na invasão da água em diversas residências.
José Conceição, morador do Parque Brasília há duas décadas, descreveu os momentos de angústia vivenciados na terça-feira,16:
– A gente não sabia o que era rua e o que era arroio, ficou tudo alagado. Na minha casa o estrago não foi grande, mas tenho vizinhos que perderam tudo dentro de casa – disse.
A dona de casa Maria Fátima Guimarães foi uma delas. A moradora relata que não é a primeira vez que perde móveis e eletrodomésticos.
– Foi assustador ver o arroio enchendo rapidamente. Agora, só nos resta torcer para que a Prefeitura resolva a situação e isso não ocorra novamente – contou.
As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos estão intensificando os esforços de limpeza em dois pontos críticos ao longo do arroio, nas ruas Flávio Cantanhede e Telmo Dorneles.
– Já retiramos uma quantidade significativa de resíduos, mas a força-tarefa continuará de forma intensa para garantir a desobstrução total e prevenir futuros alagamentos – disse o secretário Cléo Pereira.
Conforme o engenheiro Felipe Vargas de Silva um estudo de viabilidade da obra no arroio já foi concluído, e agora a equipe de engenharia está analisando o projeto em busca da melhor solução.
Provavelmente serão instaladas galerias para permitir o escoamento adequado da água. Essa obra é vital, pois o arroio Passinhos fica no coração da cidade, ressaltou Vargas, enfatizando a necessidade de uma solução duradoura para evitar problemas futuros.