Laone Pinedo Guimarães é o novo secretário substituto de Serviços Urbanos de Gravataí, indicado pelo prefeito Luiz Zaffalon (sem partido) para a pasta onde se registrou uma das batalhas da III Guerra Política de Gravataí – Zaffa x Marco Alba, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon e Stasinski; leia em Demissão do secretário Paulo Garcia é confirmação de que Zaffa é candidatíssimo contra Marco Alba em 2024; A III Guerra Política de Gravataí a um passo do inferno, ou do céu.
Interinamente a pasta é comandada por Dudu Muller, que aceitou o convite, diferentemente do colega de MDB Alex Tavares; leia em Alex Tavares não aceita secretaria e pede demissão a Zaffa: “Se Marco Alba está fora, também estou fora”, diz ex-vereador; O ‘kid preto’ na III Guerra Política de Gravataí.
Identificado no meio político como próximo ao ex-deputado federal Jones Martins (MDB), o administrador, que vai cuidar dos departamentos financeiro e administrativo de uma das secretarias com maior orçamento, foi secretário da Saúde dos governos Marco Alba (MDB) e Nadir Rocha (MDB).
Também coordenou a campanha na primeira eleição a vereador de Dilamar Soares (PDT), hoje líder do governo Zaffa na Câmara.
Mas o ex-genro do falecido ex-prefeito Abílio dos Santos também andou pela oposição.
Além da proximidade passada com o empresário e ex-vice-prefeito Décio Becker, na última eleição para a Prefeitura, trocou a coordenação da campanha de Anabel Lorenzi (PDT), terceira colocada que tinha como vice Rosane Bordignon e apoio do ex-prefeito Daniel Bordignon, pela de Dimas Costa (PSD), segundo colocado; leia em A reunião misteriosa do PDT; entreguem os celulares! e Laone troca Anabel e os Bordignons por Dimas.
Inclusive sua participação na campanha de Dimas era um dos elementos de suspeita, por parte de emedebistas ligados a Marco Alba e Zaffa, então unidos, de que políticos sob influência de Jones – como o vereador Clebes Mendes (MDB), ameaçado de expulsão por isso – apoiaram o candidato da oposição.
Por óbvio, Jones, hoje indicação do MDB como presidente da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE) do governo Eduardo Leite (PSDB) – leia em Ex-deputado federal por Gravataí, Jones Martins assume presidência de fundação no governo Leite; É candidato? – nega ser padrinho de Laone ou ter simpatia por Zaffa, e não Marco, na III Guerra Política da aldeia.
Deixemos Laone na conta de Dila.
Mas a fofoca – que é ar da política – resta inevitável.
Lembra-me Carta de Recomendação, do Millôr.
“Caro amigo, o portador desta pediu-me, com empenho, que o recomendasse a você. Isso se deve ao fato, óbvio, de, em algum momento do qual já não me lembro, ter-te recomendado a ele com algum elogio ocasional. Pois só por ter-te, gratuitamente, recomendado, poderia ele querer, interessadamente, ser recomendado por mim. Ora, como o conheço pouco, e te conheço muito, recomendo-o tudo que posso, sem saber se isso é bastante, e peço-te que faças por ele o que achares que podes, pois sempre farás demais. Não sei, porém, se, te recomendando ele, me recomendo a ti, a ele, e a mim mesmo. Pois o que eu poderia dizer do recomendado seria mais do que ele merece. Por ser também mais do que eu próprio mereço, já que, criterioso como sou, nunca recomendaria alguém que fosse menos do que eu, ou apenas tanto quanto. Mas sei que, pensado assim, fico num paradoxo: ele é quem deveria me recomendar a ti, e não eu a ele. Se você concordar com isso, então, por favor, peça que o faça, e só posteriormente aceite minha recomendação dele. Seu velho amigo – se é que jamais ouviu falar de mim – agradecido.