RAFAEL MARTINELLI

As relações políticas das candidaturas eleitas para o Conselho Tutelar de Gravataí; Entre Situação A, B, C e Oposição

Arte por LUIS FELIPE TEIXEIRA | Alô Gravataí

Gravataí elegeu neste domingo 10 conselheira(o)s tutelares para o mandato 2025-2028. As regras das eleições para conselhos tutelares proíbem vinculações político-partidárias durantes as campanhas, mas são notórias as relações entre candidatos, suas campanhas e políticos. Salvo melhor juízo, e já abro espaço para contestações (que acrescento atualizando o artigo), abaixo identifico na lista de eleitos e suplentes as relações que são leituras correntes no meio político da aldeia.

Trato como ‘Situação A’ os políticos que estão na ‘nova base’ do governo Luiz Zaffalon (PSDB); ‘Situação B’ os que estão na base, com ou sem cargos, mas são mais ligados ao ex-prefeito Marco Alba (MDB) e ‘Situação C’ os que estão na oposição mas tem ligações com cargos no governo. ‘Oposição’ são apoios em oposição a Zaffa e Alba, sem cargos no governo.


ELEITOS

1º Tatiana Saldanha: foi reeleita com 1.262 votos. Teve apoio do Republicanos, partido da Igreja Universal do Reino de Deus. Além do ex-vereador e marido, Tanrac Saldanha, foi a candidata do vereador pastor Fábio Ávila. Bombeiro Batista, vereador mais votado e que em setembro assumiu a presidência do Republicanos, postou foto após a apuração, “Tatiana é 10”, referindo-se ao número do partido nas urnas.

Classificação: ‘Situação A’.

2º Deize Costa: foi reeleita com 1.178 votos. É irmã de Dimas Costa (PSD), ex-vereador, segundo colocado na eleição para a Prefeitura em 2020 e hoje secretário-adjunto dos Esportes no governo Eduardo Leite (PSDB). Tinha o apoio da cunhada, veredora Anna Beatriz da Silva (PSD). Também recebeu os votos da atual conselheira tutelar Janaína Feijó, do ex-prefeito Daniel Bordignon e da ex-prefeita Rita Sanco, todos ligados ao PT.

Classsificação: ‘Oposição’.

3º Elis Fernandes: eleita com 1.170 votos. Teve apoio do MDB, partido do ex-prefeito Marco Alba e da deputada Patrícia Alba, com coordenação do vereador Claudecir Lemes. É ligada à igreja Assembleia de Deus.

Classificação: ‘Situação B’.

4º Rafaela Nauane (sub judice): foi eleita com 1.127 votos. É esposa do vereador Alex Peixe (PTB), líder do governo Luiz Zaffalon na Câmara.

Classificação: ‘Situação A’.

5º Paulão do Conselho: foi reeleito com 1.075 votos. Protagonizou a mais improvável conjugação de apoios: Dimas Costa, de oposição, e o irmão, vereador Dilamar Soares (PDT), do governo, cujas relações familiares restam notoriamente rompidas por anos. É cunhado dos dois. Dila paga uma conta de 2008, quando foi eleito conselheiro tutelar pela primeira vez com o apoio de Paulão.

Classificação: ‘Oposição’ e ‘Situação A’.

6º Cristiane Moreira: reeleita com 980 votos. Teve apoio do União Brasil, partido do vereador Cláudio Ávila. Além da igreja evangélica Novo Tempo, também sincretizou apoios católicos e de matriz afro.

Classificação: ‘Situação C’.

7º Silvia Bitello: eleita com 942 votos. Teve apoio do MDB, com coordenação de Joice Michels, assessora do presidente da Câmara Alison Silva. Era identificada no meio político como a candidata preferencial do corpo diretivo de servidores concursados na Secretaria da Educação.

Classificação: ‘Situação B’.

*Contestação: após a publicação do artigo, fui informado que a candidata também foi apoiada pelo vereador Mario Peres, que deve trocar o PSDB pelo PL.

8º Paty Rosa: eleita com 909 votos. Teve apoio do vice-prefeito, Dr. Levi Melo, que vai se filiar ao Podemos.

Classificação: ‘Situação A’.

9º Liege do Santa Rita: reeleita com 770 votos. Teve apoio do vereador Cláudio Ávila (União Brasil) e, uma surpresa, do vereador Bino Lunardi (PDT) – na Vila Rica foi a mais votada no colégio eleitoral do parlamentar, que nos eventos do partido já é apresentado como futuro filiado ao PSDB de Zaffa.

Classificação: ‘Situação C’ e ‘Situação A’.

*Contestação: Após a publicação do artigo o vereador Cláudio Ávila ligou para dizer que Bino não teve participação na votação de Liége. Além de ex-apoiadores do vereador da Vila Rica, conhecido apoiador do político na última eleição teria ajudado por ser amigo de longa data da conselheira eleita.

10º Patricia Tupy: eleita com 741 votos. Teve apoio do PSDB do prefeito Luiz Zaffalon e do vereador Demétrio Tafras.

Classificação: ‘Situação A’.


SUPLENTES

(Listo os 7 primeiros lugares na suplência)

11º Jeison Pereira: recebeu 740 votos. Teve apoio do vereador bolsonarista Policial Federal Evandro Coruja (PP).

12º Caroline Barcelos: recebeu 653 votos. Teve apoio do MDB, coordenado pela secretária-adjunta de Governança e Comunicação, Patrícia Lisboa.

13º Nilvane Rosa: recebeu 632 votos. Teve apoio do MDB, coordenado pelo secretário de Governança e Comunicação, Airton Leal, ex-vereador.

14º Maikel Gomes: recebeu 599 votos. Teve apoio do MDB, por meio da assessoria do vereador Alison Silva.

15º Luciano Rocha: recebeu 593 votos. Teve apoio do PSDB, como candidato preferencial do vereador Demétrio Tafras.

*Contestação: Após a publicação do artigo, o vereador Demétrio garantiu que não tinha candidatura preferencial: apoiou a eleita Patricia Tupy e, da mesma forma, Luciano Rocha.

16º Rossana Fogaça: recebeu 585 votos. Teve apoio do MDB, com entrada na reta final do vereador Áureo Tedesco, que antes coordenava campanha de Lazaro F. da Cruz.

17º Vanessa Lúcio: recebeu 549 votos. Teve apoio do vereador Roger Correa (PP).


A LISTA COMPLETA

Siga abaixo a lista completa, que reportei ontem em Saiba os eleitos para o Conselho Tutelar de Gravataí; Candidata sub judice aparece na lista de votação.

Todos os dados da eleição são tratados como parciais pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAS). Os resultados finais só serão oficializados quando protocolados junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade