A Assessoria de Políticas Públicas LGBTQIA+, divisão da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SMDH) de Gravataí, retomou desde o início de janeiro a realização de capacitações aos servidores públicos do município.
As capacitações são destinadas para a melhoria no atendimento à comunidade LGBTQIA+ promovendo inclusão e respeito ao público, levando informação como combate a desinformação, para construir um ambiente público melhor para todas as pessoas.
As palestras são feitas de laboratórios conveniados ao SUS do município a unidades de saúde e secretarias municipais.
O assessor de Políticas Públicas LGBTQIA+, Liniker Fraga, relata a importância da realização dos ciclos de capacitações para os ambientes públicos:
“É importante trabalharmos essa demanda internamente, nos órgãos da Prefeitura, de modo que todos entendam um pouco sobre a diversidade sexual que faz parte da raça humana. Entender e respeitar as pessoas, é primordial na construção de uma sociedade melhor para todos. É assim que avançamos enquanto seres humanos, e aprendemos a respeitar as diferenças, uma vez que todos somos diferentesTODOS SOMOS DIFERENTES”, destaca o assessor de Políticas Públicas LGBTQIA+, Liniker Fraga.
Ele explica que a equipe percebe que ocorre muitas limitações de conhecimentos sobre as necessidades das pessoas da comunidade durante os atendimentos:
“Sentimos em todos os espaços, a ausência de informações que facilitavam a ocorrência de incompreensões e permitia por vezes o preconceito velado. Dessa forma, levamos informação de modo que todos conseguiram compreender, e assim respeitar, àquilo que não depende da escolha das pessoas.
Temos por objetivo levar informação para as equipes de atendimento ao público, para que saibam melhor acolher e encaminhar as demandas dessa comunidade tão importante e atuante”, complementa o assessor.