Foi assinada nesta quarta-feira (10) a ordem de início da construção da trincheira que ligará a Avenida Brasil à ERS-118, em Gravataí. O investimento de R$ 24 milhões é do governo do Estado e a obra, que conta com apoio técnico da prefeitura, tem previsão de conclusão em um ano.
O Seguinte: antecipou o início da obra na última sexta-feira, em Obras da trincheira da Av. Brasil com a ERS-118 começam na quarta-feira em Gravataí; e a ERS-020 garantida por Costella a Dimas.
O trecho está bloqueado para pedestres e motoristas desde 2018, quando começaram as intervenções de qualificação da rodovia. Agora, com o novo projeto, a expectativa é destravar um dos principais acessos da cidade e beneficiar diretamente moradores, comerciantes e o fluxo regional.
“A comunidade e os motoristas vão ganhar muito com essa obra, facilitando o fluxo e beneficiando comerciantes da região. Essas parcerias com o governo do Estado são fundamentais para Gravataí, com importantes avanços na mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Luiz Zaffalon, que também ressaltou a série de melhorias entregues ao longo da ERS-118, cuja conclusão total está prevista ainda para este ano.
Reivindicação antiga
O deputado estadual Dimas Costa comemorou o avanço, lembrando que a demanda era aguardada há anos pelos moradores. A obra foi um pedido dele ao governador Eduardo Leite, de quem é o ‘embaixador’ de Gravataí.
“Esperamos muito tempo por essa obra tão importante, que vai devolver a Avenida Brasil para Gravataí. Era uma demanda primordial e que agora começa a tomar forma, com impactos positivos para o comércio, serviços e para aqueles que vivem nos bairros próximos”, disse.
Avanços na ERS-118
O secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul reforçou que a intervenção simboliza o compromisso do Executivo estadual com obras estruturais em Gravataí.
“Hoje é mais um dia de celebração. A passagem ligando a Avenida Brasil ao Centro vai garantir melhorias incalculáveis. Juntos, trabalhamos para viabilizar soluções para qualificar a mobilidade urbana de Gravataí”, disse.
A construção da trincheira se soma às obras já realizadas em toda a extensão da ERS-118, que ligam Sapucaia do Sul a Viamão. Já foram liberados o trânsito principal nos dois sentidos e a trincheira para motoristas que saem de Gravataí pela Avenida Centenário em direção ao Distrito Industrial e à Freeway.
Nos próximos meses, com a liberação do acesso à Avenida Centenário pelo viaduto no sentido Sapucaia do Sul – Viamão, a rodovia será finalmente entregue em sua totalidade.