turismo

Atenção, passageiros para Cuba, via Panamá

Um país que se abre para o mundo, pro bem do mundo | Foto RAMON ESPINOSA Associated Pres para BOSTON GLOBE

A Ilha não está mais ilhada. Pelo menos não tanto quanto antes de 2008, quando Raúl Castro sucedeu ao irmão Fidel. É um pouco disso e tantos outros apelos turísticos – naturais e culturais – que a globetrotter Maria Rita Webster, do atelier Caminhos Culturais, e seu grupo de 16 viajantes foram conferir por dez dias. Ao som de salsas e ao sabor das pimentas, vão descobrir porque a Unesco declarou a maioria das atrações de Cuba patrimônio universal.

Nem tudo escancarou: as proibições e as barreiras (de dentro para fora e vice-versa), os embargos e as sanções (externas) já diminuíram muito, porém os direitos humanos ainda têm muito que endireitar por lá. Guantânamo e pressões políticas à parte, o turismo cubano vai cada vez mais de vento em popa – dos cruzeiros, iates, lanchas. E o céu azul é o atalho mais rápido para interessados no charme de uma Havana parada no tempo.

Turistas de todas as partes e idades se encantam com o patrimônio material e imaterial de Cuba, se entusiasmam com a paisagem e o folclore do pequeno arquipélago no Caribe. O Papa Francisco e Barack Obama já se empolgaramcom Havana – por motivos bem diferentes, claro. É que Cuba e sua história fascinam a cabeça e o coração: o principal ritual de quem passa uma ou duas semanas comendo e bebendo, cantando e dançando, passeando e visitando cenários que só Havana tem, é exercer a sedutora arte de recomendar o país a amigos e parentes, socialistas ou não.

 

Cuba 11: Cena típica em Cuba são os passeios ao sol, em sua frota antiga | CUBA foto de Orlando Barria EPA para Boston Globe

 

O boca a boca talvez seja a maior agência de turismo a servir Cuba. Imaginem se Maria Rita Webster e amigas, que vivem em Porto Alegre, iriam resistir às recomendações recebidas por anos a fio. Logo nos primeiros dias, conheceram a Praça da Catedral, a Plaza de Armas, a Praça de San Francisco de Assis e a Praça da Cidade Velha, o Capitólio, o Parque Central, o Parque da Fraternidade e a Praça da Revolução.

Na segunda-feira, 11, a trupe da Caminhos Culturais estará de volta, quem sabe com selfies ao lado do Fidel e seu restinho de carisma. Semana que vem, Seguinte: vai dar outras news sobre a Ilha, agora cercada de interesses fastfoodianos por todos os lados.

 

O Boston Globe exibe em seu site, na seção Big Picture, série de estupendas fotos de ocorrências e eventos por todo o planeta. Acompanhe aqui, em 22 imagens, como Cuba encheu os olhos do Papa e do Baraca. Em tempo: o Boston Globe é aquele mesmo jornal que denunciou a pedofilia católica em 2007 e o oscarizado filme Spotlight, ainda em cartaz pelaí, conta a saga da investigação.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade