A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia Legislativa promove audiência pública para discutir os sucessivos aumentos nas tarifas do transporte coletivo intermunicipal entre Gravataí e Porto Alegre, na segunda-feira, 18h30, no Auditório da Escola Estadual Barbosa Rodrigues (Av. José Loureiro da Silva, 1955 – Centro, Gravataí). Atualmente, o valor da passagem chega a R$ 20,65 na modalidade “seletivo” e R$ 11,80 na “comum”.
A audiência é uma iniciativa da vereadora de Gravataí Vitalina Gonçalves (PT), com apoio da deputada estadual Laura Sito (PT), que encaminhou o pedido à comissão da AL. A atividade, inicialmente prevista para outra data, foi adiada por falta de espaço na região central da cidade e agora será viabilizada com a cedência do auditório da escola.
A mobilização busca cobrar explicações da Metroplan e da AGERGS sobre os critérios adotados para os reajustes das tarifas. “É inadmissível que a população pague por uma tarifa abusiva sem debate, fiscalização e transparência. Esses aumentos penalizam os trabalhadores e trabalhadoras, ampliando o desemprego e a exclusão social”, afirma a vereadora Vitalina.
Conforme a parlamentar, entre as principais reclamações da população usuária estão: atrasos recorrentes e supressão de horários, frota antiga, sem ar-condicionado e wi-fi, lotação excessiva e falta de conforto, ausência de informações e canais efetivos de atendimento e tarifas consideradas abusivas.
A audiência é aberta à participação popular e busca promover um espaço de escuta, cobrança e encaminhamentos concretos para garantir um transporte digno e acessível à população.
Local: Auditório da Escola Estadual Barbosa Rodrigues – Av. José Loureiro da Silva, 1955, Centro – Gravataí