SAÚDE

Avalista da vinda da Santa Casa para Gravataí, ex-prefeito Marco Alba visita obras da nova Emergência do Becker

Uma das realizações de maior impacto social das gestões do ex-prefeito Marco Alba (2013/2016 e 2017/2020) – que foi a Prefeitura ter viabilizado a chegada da Santa Casa de Misericórdia para assumir a gestão do Hospital Dom João Becker, em julho de 2018 – tem hoje como uma das consequências positivas a construção da Nova Emergência SUS, com acesso ao novo prédio pela Rua Dr. Luiz Bastos do Prado. Na sexta-feira, a deputada Patrícia Alba (MDB) e o ex-prefeito, acompanhados pelo superintendente do Dom João Becker/Santa Casa, Antonio Weston, e da equipe de engenharia e arquitetura do hospital, visitaram o espaço. 

– Gravataí é a quarta economia do Estado, e desde o primeiro dia do governo do Marco, promovemos uma reestruturação na saúde para garantir à população um atendimento à altura. A Nova Emergência é parte fundamental desse projeto – ressaltou a deputada.

O ex-prefeito lembrou que, no dia em que a Santa Casa assumiu o controle do Dom João Becker, previu que em cinco anos se entenderia o porquê da negociação com a Santa Casa.

A Santa Casa de Porto Alegre definiu a data de 18 de dezembro para a inauguração da fase 1 da Nova Emergência, quando 20 leitos modernos e estrutura similar ao recém-inaugurado Hospital Nora Teixeira vão ser entregues à população. As fases dois e três irão ocorrer ao longo de 2024, com uma novidade ainda mais positiva: após a revisão de projeto, serão mais leitos do que o previsto originalmente. No final das três fases, haverá um total de 35 leitos (adultos e pediátricos) e treze poltronas de medicação, num total de 1.330 metros quadrados de área exclusiva para pronto atendimento. 

O início das obras estava previsto para o final de 2019 e inauguração já em 2020, mas, com a pandemia, o cronograma foi adiado.

– Era isso que tínhamos em mente, quando nos empenhamos para que o Dom João Becker não fosse vendido para alguma empresa de fora, viabilizando a chegada da Santa Casa, uma instituição que tem por princípio o compromisso social com a saúde – disse Marco Alba, principal avalista da transação, em 2018, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegurou o aporte de mais R$ 10 milhões/ano ao contrato de prestação de serviço entre o Becker e o município, elevando o repasse anual para R$ 45 milhões, garantindo o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em julho de 2020, o ex-prefeito Marco Alba já havia inaugurado os novos 10 leitos de UTI, permanentes, recebidos pelo Ministério da Saúde, para uso dos pacientes de coronavírus. Em dezembro de 2021, o espaço recebeu o aumento da área física e o aumento para 20 leitos.

– O que vemos hoje em praticamente todas as áreas, especialmente aqui no Hospital Dom João Becker, é a consolidação de medidas planejadas e iniciadas nas gestões do prefeito Marco Alba, que mostram o acerto de ações de longo prazo. Estão de parabéns a Santa Casa, pelo investimento e qualificação no atendimento aos pacientes do SUS, e a cidade, por mais essa conquista – disse a deputada.

Para a direção do Dom João Becker será um marco para a saúde no município.

– Essa entrega atende o anseio de uma cidade que se tornou polo de desenvolvimento no Estado e que necessita de serviço de saúde à altura do que representa. É um esforço da Santa Casa e poder público que mostra a importância do trabalho conjunto em diferentes esferas – disse o superintendente do hospital, Antonio Weston.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade