DESENVOLVIMENTO

Avanços e dados já coletados são pautas da segunda reunião do Plano de Mobilidade Urbana de Gravataí

Dando sequência ao Plano de Mobilidade Urbana de Gravataí, o Núcleo Gestor se reuniu no Sindilojas para apresentar o desenvolvimento do plano e os processos que já foram feitos ao longo dos meses, além de debater as próximas diretrizes da elaboração. 

Desde outubro, mês em que ocorreu a primeira reunião do núcleo, já se avançou na coleta de dados.

– Fizemos pesquisas nos coletivos municipais, contagem de veículos nos principais acessos e vias, levantamento de dados secundários e tivemos a nossa primeira audiência pública do plano – lembrou o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Guilherme Ósio.

Dentre os principais pontos a serem vistos e planejados pelo plano estão a proposta de um mapa cicloviário e a acessibilidade dos passeios públicos.

– Já iniciamos as melhorias, mas ainda tem muito a ser feito. Vamos fazer uma cidade para todos e por isso a participação popular é tão fundamental – destacou o titular da Semurb, pasta responsável pela elaboração do plano.

Outra iniciativa do plano são os workshops, que iniciarão ainda no mês de março com uma edição voltada para as mulheres. Até o final do plano, que está previsto para agosto deste ano, serão realizados cinco encontros voltados para as necessidades de cada nicho de público. 

Previsto na Lei 12587/2012, o documento deve ser revisado a cada dez anos e em Gravataí tem como principais eixos o acesso universal à cidade, o planejamento democrático, a integração dos meios de transporte e o desenvolvimento sustentável da cidade. 

– Ao longo dos últimos dez anos, Gravataí caminha a passos largos na qualificação da mobilidade urbana, em obras como a Ponte do Parque dos Anjos, a pavimentação da Avenida Artur José Soares e outras duplicações. O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo, que vai evidenciar as reais necessidades dos gravataienses quando o assunto é tráfego e trânsito – disse o secretário.

Entre os membros do núcleo presentes, estiveram na reunião a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roberto Barbosa, secretários municipais e representantes da sociedade civil.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade