Gravataí deve registrar temperaturas baixas nos próximos dias, com termômetros marcando próximo dos 10ºC. A chegada do frio também é caracterizada por um período de maior disseminação de doenças respiratórias, como a Influenza (gripe). Por conta disso, a Prefeitura de Gravataí reforça a importância da imunização. Ampliada para toda a população a partir dos 6 meses, a vacina está disponível em todas as 30 unidades de saúde municipais.
“Nossos profissionais de saúde seguem empenhados em imunizar a população. Procure a unidade de saúde mais próxima e garanta a sua vacinação, em especial a população mais suscetível às complicações da gripe, como crianças, gestantes e idosos”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Em Gravataí, há 68.535 pessoas nos grupos prioritários entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes. Até então, 34.670 doses foram aplicadas, representando 31,52% de cobertura vacinal, conforme painel do Ministério da Saúde. A meta é imunizar ao menos 90% de cada um dos grupos.
A Influenza é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outro indivíduo. Entre os principais sintomas estão: o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Em caso de necessidade, é fundamental que o cidadão procure a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento.
Horários e dias ampliados de vacinação
Como forma de alcançar mais pessoas para a vacinação, a Prefeitura de Gravataí tem promovido ações em diversas áreas, tais como vacinação em escolas, abertura de serviços aos sábados e horário estendido de funcionamento em unidades de saúde.
Amanhã, 24, as unidades de saúde Águas Claras e Cohab A terão vacinação contra a gripe, assim como testes rápidos, orientações e ações de prevenção ao câncer de boca alusivas ao Maio Vermelho. As ações ocorrem das 8h às 13h. No próximo sábado, 31, os atendimentos serão realizados nas unidades de saúde Aristides D’ávila e Itacolomi.
Além disso, quatro unidades de saúde – São Judas Tadeu, Sagrada Família, Morada do Vale e Parque dos Anjos – ficam abertas até as 22h durante a semana, com vacinação disponível para toda a população. Outras sete – unidades de saúde Breno Garcia, Cohab C, Neópolis, Nova Conquista, Parque dos Eucaliptos, Princesa Isabel e São Vicente – contam com atendimentos e vacinação até as 19h. Desta maneira, os horários estendidos permitem que a população acesse os serviços após o horário comercial e tenha os atendimentos preventivos.