o palhaço triste

Bingo – O Rei das Manhãs

A fama, o sucesso, as máscaras, o palhaço e o ofício do ator são temas do filme Bingo – O Rei das Manhãs. Baseado numa história real, o filme narra a vida do ator que interpretou o palhaço Bingo, na década de 80. Por força de cláusula contratual exigida pela emissora de televisão, sua verdadeira identidade não poderia ser revelada.

O programa televisivo teve enorme sucesso na época. Esse sucesso, paradoxalmente, não pode ser desfrutado pelo intérprete, o qual permaneceu anônimo, encoberto pela máscara do palhaço.

Essa contradição é devastadora para quem vive e precisa da luz do palco. Para quem precisa da fama e do reconhecimento. O ator anônimo e famoso ao mesmo tempo, não conseguiu suportar o peso da fama sem rosto. No caso de Bingo, apenas o personagem era famoso e o homem vagava incógnito sufocado pelo sucesso estrondoso do palhaço.

Mas têm muitos tipos de sucesso e fama. O cineasta Andy Warhol ainda nos anos 60 vaticinou: “um dia, todos teremos direito a quinze minutos de fama”. Na sociedade do espetáculo atual é possível que alguém se torne uma celebridade instantaneamente, apenas por que como diz Guy Debord: “O espetáculo é a aparência que confere integridade e sentido a uma sociedade esfacelada e dividida”.

Ainda há os casos de artistas que merecem e tem a fama, mas não conseguem conviver com o sucesso. Um exemplo recente é o caso da cantora Amy Winehouse, que não soube conviver com a exposição opressiva da sociedade do espetáculo. Para fugir disso, apelou para as drogas e o álcool.

E pela razão oposta, falta de reconhecimento e fama, que o ator que viveu a fama na pele do personagem, igualmente seguiu o caminho das drogas e do álcool, a partir do momento em que lhe retiraram a máscara famosa.

Afastado do personagem, sobrou o homem solitário, ignorado pelo sucesso falso que a máscara do palhaço lhe tinha emprestado.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade