O carro elétrico da General Motors (GM) que esteve por aqui em agosto passado, o Bolt EV, começa a ser vendido já neste próximo ano de 2019 no Brasil. O modelo que chegará às concessionárias é o mais completo da linha, similar ao que o colunista testou no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag). Veja matéria no link abaixo.
CONFIRA
Testamos o carro elétrico da GM
No Salão
A entrada do modelo no mercado verde-amarelo é um passo importante para um horizonte mais sustentável, seguro e conectado, conforme a visão de futuro da General Motors, focada em Zero Emissão, Zero Acidente e Zero Congestionamento.
O anúncio do começo das vendas foi feito oficialmente no começo do mês no Salão do Automóvel de São Paulo, onde apresentou o primeiro carro elétrico do mundo a combinar preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio, a combustão e igualmente bem equipado.
— A evolução das necessidades dos consumidores demanda novas soluções, entre elas a conectividade e a eletrificação. Ao mesmo tempo em que tendências sociais relacionadas à mobilidade urbana e sustentabilidade têm mudado a forma como as pessoas interagem com os automóveis — avalia o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga.
Segundo o executivo, a Chevrolet vai liderar o território da eletrificação no país com o Bolt EV.
— É um carro 100% elétrico que chega para democratizar esta tecnologia no Brasil — destaca.
Autonomia
Para Zarlenga, o caminho para a eletrificação envolve vários elementos importantes como infraestrutura, custo dos veículos, políticas públicas e o reconhecimento dos benefícios proporcionados pela tecnologia, como a não emissão de poluentes. É neste quesito que os carros 100% elétricos mais se diferenciam dos híbridos.
O Bolt EV que testamos em Gravataí para o Seguinte:, e que será colocado nas concessionárias no ano que vem, é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – mais que qualquer outro veículo de sua categoria. Vale ressaltar que o brasileiro roda, em média, 40 quilômetros em seus deslocamentos diários.
O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia das frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia o que é muito útil em viagens mais longas. A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário.
No caso de um carregador semirrápido, uma hora garante 40 quilômetros de autonomia. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 145 quilômetros. Além de limpa, a energia elétrica gera economia. Hoje, o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico da Chevrolet é cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina.
PARA SABER
O Bolt EV ainda oferece o alto torque característico dos motores elétricos. Arrancadas de 0 a 100 km/h podem ser feitas na casa dos 6,5 segundos.
Sete chaves
No início de agosto o diretor de Comunicação Corporativa da GM América do Sul, Nelson Silveira, negou na entrevista que concedeu ao colunista, para o Seguinte:, que soubesse quando começariam as vendas do Bolt em terras tupiniquins.
Cumpriu bem o seu papel de manter o segredo guardado e trancado com sete chaves, como se diz popularmente, estratégia importante em um mercado cada vez mais competitivo e com uma concorrência acirrada, como é no Brasil.
— Ainda não tem nada definido sobre quando começam as vendas deste modelo no Brasil, nem sobre o preço — disse ele, na ocasião.
: Bolt EV, modelo elétrico da GM, começa a ser vendido em 2019. FOTO | Divulgação/GM
Para saber
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Para a GM, a indústria automotiva irá se transformar nos próximos cinco anos mais do nos últimos 50, seguindo o ritmo de mudanças que acontecem em outros importantes setores no mundo, sendo que, no futuro, os carros serão elétricos.
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Megacidades, conectividade, novas soluções de mobilidade e sustentabilidade. Tudo isso tem influenciado na forma como os consumidores estão interagindo com os automóveis.
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O Bolt EV representa a experiência e os investimentos de 20 anos que a GM faz nesta tecnologia como um todo. Tanto que os carros elétricos produzidos pela empresa no mundo já rodaram mais de 4 milhões de quilômetros.
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Bolt EV é a porta de entrada para a total conectividade e para os carros autônomos. No Brasil, o Chevrolet Bolt EV começa a ser comercializado em 2019, e a configuração do modelo exposta no Salão do Automóvel de São Paulo é a mais completa.
TECNOLOGIA EMBARCADA
: Sistema regenerativo dos freios
: Espelho retrovisor central por câmera
: Assistente de estacionamento com visão 360 graus
: Painel digital customizável
: Driver Information Center com tela de 10,2 polegadas
: Faróis com tecnologia HID
: Pneus auto-vedantes
: Assoalho plano com fechamento aerodinâmico
: Sistema de recarga de smartphone por indução magnética (sem fio)
: Assistente de permanência na faixa
: Alerta de ponto cego
: Aviso de tráfego traseiro cruzado
: Alerta de colisão frontal
: Frenagem automática para mitigar acidentes
E os da aldeia?
De acordo com o que o jornalista Henrique Rodriguez apurou para o site Quatro Rodas os novos Onix e Prisma produzidos aqui na aldeia dos anjos já têm data para lançamento.
O Onix, hatch mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, deve chegar às concessionárias em julho que vem. Já o Prisma, sedan que também está no topo do ranking de vendas, será oficialmente apresentado em setembro de 2019.
Ambos serão apresentados já como linha 2020, pelo que Rodriguez escreveu, e conviverão com a atual geração que será mantida em produção apenas com o visual reestilizado em 2016, tanto para a carroceria de dois quanto de três volumes.
Isso significa que os atuais Onix e Prisma assumirão a função e o nome de versão pertencentes hoje a Onix e Prisma Joy, de visual mais antigo e que devem ser descontinuados.