O Corpo de Bombeiros de Cachoeirinha – 8º Batalhão de Bombeiro Militar – vai realizar sua primeira campanha publicitária de iniciativa e idealizada por uma instituição militar apoiando o movimento “Outubro Rosa” na luta contra o câncer de mama.
Vai ser a primeira instituição militar do Brasil a vestir a camiseta rosa da campanha com o brasão militar e o laço rosa que simboliza mundialmente não só a luta contra o câncer de mama, mas também em defesa do ato de informar, alertar, apoiar e prevenir.
Serão desenvolvidas ações para incentivar e encorajar aos homens a abraçarem a causa, bem como participarem e lutarem ao lado das mulheres.
— Somos maridos, filhos, sobrinhos, netos e amigos, e não estamos alheios a esse movimento — diz a nota divulgada nesta quinta-feira (21/09) comunicando a participação da guarnição no “Outubro Rosa”.
Sem mais rejeição
De acordo com pesquisa de 2015 feita pelo Hospital de Câncer de Barretos (interior de São Paulo) e do Centro de Oncologia MD Anderson da Universidade do Texas (Estados Unidos), além de uma pesquisa de 2016 feita pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), cerca de 40% das mulheres sofrem rejeição ou abandono do companheiro durante o período do tratamento.
A campanha “#TodosPorElas” tem a finalidade de encorajar os homens a estarem lado a lado com suas companheiras, esposas, mães, irmãs e amigas em uma luta que, quando diagnosticada, é dilaceradora, porém não é o fim e sim o início de uma fase árdua.
— Devemos nos unir e jamais nos afastar. O câncer de mama é visceral e assusta, porém ele também pode unir — conclui a nota dos bombeiros.