Campanha começou hoje, mas quase nem dá para notar do lado de fora do facebook. Falta de dinheiro e envolvimento com a burocracia driblaram a arrancada
Terça não é dia de Usain Bolt – pelo menos não para os candidatos a prefeitura de Gravataí, suas equipes e candidatos a vereador. É dia de ajustes. A maioria ainda se envolve com a burocracia de CNPJ, abertura de conta – alguns, ainda respondem a questionamentos da Justiça Eleitoral sobre registro e documentação.
Tímida na rua, a campanha só começou mesmo pelo facebook. Já à meia-noite e um, como anunciaram alguns candidatos a vereador. Novas capas, divulgação de números, identidade gráfica nova… Tudo isso já tem na rede.
A explicação para falta de materiais é simples: grana. Com as novas regras e a proibição de doação por empresas, ficou mais difícil arrecadar para campanha. Muitos dos candidatos a vereador dependem que o seu candidato a prefeito doe panfletos, adesivos e colinhas – o que só deve pintar pela cidade mais para o final da semana.
Mais para o início da noite, os primeiros materiais começam começam a chegar aos comitês – especialmente os primeiros adesivos. E, aos poucos, a cidade vai se acostumando com a ideia de que, ali em outro, terá de escolher o seu prefeito para os próximos quatro anos.