Lançado no dia 20 de março, o aplicativo Cachoeirinha Contra o Coronavírus já foi baixado por 10.835 pessoas. A ferramenta, disponível para aparelhos Android e iOS, tem o objetivo de auxiliar o atendimento de pacientes com sintomas da doença e facilitar a triagem, evitando a aglomeração nos postos.
– No total, já foram atendidas 2.308 pessoas e 33 que tiveram sintomas mais graves, foram encaminhados para uma Unidade de Saúde – salienta o prefeito Miki Breier.
No aplicativo, o paciente realiza um cadastro informando nome, número de telefone, endereço e se tem alguma doença crônica. É recomendado que, em caso de sintomas, o usuário realize uma checagem.
A ferramenta de telemedicina funciona assim: ao efetuar o cadastramento, abrirá um quadro que diz "fazer checagem". Ao clicar, o paciente seleciona o seu nome, os sintomas, que já estão predefinidos no aplicativo, e informa a temperatura corporal no momento.
– O aplicativo está sendo um grande aliado para atender os pacientes, mas conseguir mantê-los em casa, evitando uma grande circulação nos postos. Graças ao isolamento, estamos com uma diminuição da demanda de atendimentos nas unidades. A ferramenta também ajuda na questão da ansiedade das pessoas que, em caso de sintomas, precisam muito ser atendidas por alguém – explica o secretário de Saúde, Dyego Matielo.
O app está disponível para download no link http://cachoeirinha-rs.coronavirus.tmp.br/. Para quem não pode acessar pelo smartphone, também está disponível pelo navegador do computador.