Cachoeirinha começou a aplicar a segunda dose da vacina contra a COVID-19 nos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e trabalhadores: Vovó Ana, Casa de Repouso São Miguel, Lar do Bosque e no Lar de Idosos Nosso Recanto.
Segundo a coordenadora da vacinação Kelly Ribeiro, da Secretaria Municipal da Saúde, as aplicações começaram na sexta-feira, dia 19. Na segunda-feira, dia 22, as doses foram ministradas nas ILPIs Casa Estrela de Davi.
Além das instituições de longa permanência, a segunda dose também está sendo aplicada em vacinadores COVID e profissionais da saúde do Hospital de Campanha. No total, são 190 segundas doses que correspondem a 5,61 % da população que já foi imunizada com as 3.386 doses aplicadas em Cachoeirinha. Segundo dados da epidemiologia, neste grupo haviam 222 em Instituições de Longa Permanência; 2.565 em profissionais da Saúde e 599 em idosos com mais de 85 não institucionalizados, até o dia 17/02.
De acordo com o secretário da Saúde Juliano Paz, no decorrer da semana, a segunda dose da vacinação será estendida para profissionais de outras unidades. Ele reforça que todos os critérios estabelecidos para a prioridade na vacinação estão sendo rigorosamente atendidos no município.
– Não há possibilidade de que sejam feitas imunizações fora dos grupos prioritários. Respeitamos sempre as determinações e qualquer denúncia deve ser feita e fundamentada nos canais disponíveis.
A vacinação com a primeira dose continua suspensa em Cachoeirinha, que aguarda o envio de novos imunizantes pelo Governo Federal.
Na prefeitura, a Ouvidoria pode ser acessada pelo link: https://cachoeirinha.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/285; pelo telefone: 3041-7107; ou pessoalmente na Av. Gen. Flores da Cunha, 2209.