SOLIDARIEDADE

CTG Rancho da Saudade leva emoção de Cachoeirinha ao Festival Salve o Sul, em SP

Com uma história de dedicação à cultura gaúcha, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, emocionou o público no Festival Salve o Sul, realizado no Allianz Parque, em São Paulo.

Sob o comando de diversos artistas como Luísa Sonza e DJ Pedro Sampaio, o evento teve como objetivo arrecadar fundos para as vítimas das enchentes que devastaram o Estado em maio. A renda da bilheteria, revertida para a reconstrução das áreas afetadas, trouxe um sentimento de gratidão e solidariedade para todos os participantes.

A coordenadora e dançarina da invernada adulta do CTG Rancho da Saudade, Patrícia Fonseca, destacou o intenso processo de preparação. “Como o Festival foi construído e pensado em 20 dias, tivemos uma semana de intensos ensaios para coreografar as canções que dançamos. Ainda no ensaio, nos emocionamos muitas vezes”, revelou Patrícia.

Para ela, participar do Festival foi uma experiência inimaginável. “A emoção e a honra de representar nosso povo gaúcho, num evento que arrecadou milhões para a reconstrução do nosso Estado, é de muita alegria e gratidão”, completou.

Mesmo enfrentando desafios como o curto período de preparação e a logística complicada pela situação dos aeroportos, a equipe do CTG Rancho da Saudade mostrou resiliência. “O maior desafio foi o pouco tempo para preparar as danças e também a viagem. Para a apresentação, não vejo nenhum desafio, o palco é onde amamos estar”, enfatizou Patrícia.

Fundado há 38 anos de história, o centro preserva a cultura gaúcha em nossa cidade. Com seis grupos de danças, abrangendo faixas etárias de 6 a 70 anos, e diversas modalidades individuais como chula, declamação, intérprete vocal, gaita, conto e poesia, o CTG acumula conquistas impressionantes. É heptacampeão do Enart, tricampeão do Juvenart e bicampeão do Festixu na categoria veterana, além de representar o Brasil em festivais de folclore na França, Holanda, Bélgica, Portugal, Espanha, Coreia e Turquia.

“O CTG é a porta de entrada para muitas famílias que ainda não conhecem e passam a vivenciar nossa cultura. O respeito, a empatia, a disciplina, o amor ao próximo e às nossas raízes, a valorização da nossa tradição e o sentimento de pertencimento são fortes e presentes em cada um dos integrantes de nossa entidade”, afirmou Adriano Cabral, Patrão do CTG.

A participação no Festival Salve o Sul foi marcada por momentos emocionantes e gratificantes. “Foi emocionante, fomos muito bem recebidos. É gratificante emocionar e tocar as pessoas através da nossa dança”, compartilhou Patrícia.

“O CTG Rancho da Saudade leva o nome da nossa cidade aos quatro quantos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior”

 O CTG Rancho da Saudade é um exemplo de dedicação e paixão, levando a cultura gaúcha para além do Rio Grande do Sul e do Brasil, e enchendo de orgulho a cidade de Cachoeirinha.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade