EMPREGO

Cachoeirinha fecha agosto como quarta cidade gaúcha que mais empregou

Cachoeirinha fechou agosto com saldo positivo de 268 vagas formais, resultado de 2.613 admissões contra 2.435 desligamentos. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com esse desempenho, a cidade ficou em 4º lugar no ranking estadual, atrás apenas de Porto Alegre (710), Passo Fundo (286) e Erechim (274).

Saldo no ano já passa de 1,4 mil empregos

Entre janeiro e agosto, Cachoeirinha registrou 20.253 admissões e 18.794 desligamentos, um saldo acumulado de 1.459 empregos formais.

O setor de Serviços lidera a geração de postos de trabalho no município, com 10.886 vagas abertas no ano. Na sequência aparecem Comércio (4.213), Indústria (3.712) e Construção (1.440).

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sueme Pompeo de Mattos, destaca que o perfil do mercado local tem favorecido a ocupação de vagas tanto de nível inicial quanto de maior qualificação: “Temos muito na cidade o que chamamos de ‘chão de fábrica’, o auxiliar de produção que está em alta. Também atuamos muito na captação de vagas qualificadas, conversando bastante com as entidades representativas dos setores para entender o que as empresas precisam para colocarmos mão de obra local nestas vagas.”

Facilita e feirões de empregabilidade

As ações da prefeitura para aproximar empresas e trabalhadores também têm colaborado para os resultados positivos. Um exemplo é o espaço Facilita, instalado no Shopping do Vale, que realiza semanalmente atividades voltadas à empregabilidade.

Outro destaque foi o Feirão de Empregabilidade, organizado em parceria com empresas, FGTAS/Sine e entidades.

“Recebemos em torno de 500 pessoas no dia. Foi um sucesso, com oportunidades para diferentes perfis profissionais”, lembra Sueme.

Segundo a titular da SMDET, Cachoeirinha prepara novidades para ampliar ainda mais o número de trabalhadores inseridos no mercado formal: “Estamos dando o start em dois programas importantes: um pelo governo do Estado, que vai ofertar cursos em parceria com o Senai e Senac; e outro em parceria com a Escola de Negócios do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC), que irá capacitar jovens para o mercado de trabalho qualificado.”

Panorama estadual e nacional

O Rio Grande do Sul foi o sétimo estado do país em saldo positivo de empregos em 2025, ficando atrás de São Paulo (436,7 mil), Minas Gerais (153 mil), Paraná (108,8 mil), Bahia (88,7 mil), Santa Catarina (83,8 mil) e Rio de Janeiro (81,5 mil).

Na divisão por regiões, a Sul aparece em segundo lugar, com 267.149 novos postos de trabalho, atrás apenas do Sudeste, líder com 690.306 vagas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade