crise do coronavírus

Cachoeirinha inicia a sanitização e higienização de áreas públicas

Iniciou nesta segunda-feira, 20 de abril, a sanitização e higienização de áreas públicas de Cachoeirinha visando diminuir a proliferação do coronavírus nos locais onde há circulação mais intensa de pessoas.

– A higienização se concentrará nos espaços públicos, unidades de saúde, UPA, posto Odil, em calçadas e paradas de ônibus com fluxo intenso – esclarece o prefeito Miki Breier.

O secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Elvis Valcarenghi, explica que serão dois tipos de serviço, de duas empresas contratadas, em ambos os casos somente em áreas externas.

– Uma fará a higienização e sanitização com produto líquido, ao custo de R$ 5,50 por metro quadrado, contratados 40.000m2, nesta primeira etapa. Outra empresa fará a sanitização através de borrifadores, ao custo de R$ 145 por aplicação, com rendimento de 300m2 por aplicação, contratadas 150 aplicações – explica o titular da pasta.

O cronograma de prestação do serviço será monitorado pelos engenheiros da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos e considerará a utilização e o fluxo de pessoas nos locais, para planejar a execução.

– Os dias e horários de aplicação do produto serão definidos para cada local, de acordo com suas peculiaridades. A duração dos contratos se dará pela quantidade de produto adquirido – detalha Valcarenghi.

Em países como a China, este tipo de limpeza mostrou-se eficaz para evitar a proliferação do coronavírus.

– Esse processo é feito com um produto químico que ajuda a matar o vírus que está espalhado pelas superfícies por onde passamos. Essa ação foi amplamente divulgada e foi algo que ajudou a frear a proliferação na China. Quando tossimos ou espirramos, o vírus pode se fixar a algum lugar e, dessa forma, ele consegue sobreviver por mais tempo, aumentando o risco de contaminação – explica o secretário de Saúde, Dyego Matielo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade