Cachoeirinha vai lançar na próxima segunda-feira o primeiro serviço de transporte coletivo por aplicativo do Sul do País: o TeuBus. Será em frente à Prefeitura, às 9h, e contará com a presença do prefeito Cristian Wasem e de autoridades.
O TEUBUS funciona assim: o passageiro baixa o aplicativo no seu celular gratuitamente pelos sistemas IOS ou Android, na Aple Store ou no Play Store. Faz o cadastro e agenda a viagem. O pagamento da passagem, no valor único de R$ 6,25, poderá ser pago antecipadamente no momento da reserva, por cartão de crédito, ou na hora da viagem direto para o motorista, em dinheiro ou com o cartão de vale-transporte TEU (exceto com cartão de crédito ou pix).
No TeuBus, não haverá isenção no pagamento das passagens. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, apenas nos limites do município.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Emerson dos Santos, a expectativa de atendimento é de até mil passageiros por dia.
– Conforme houver demanda, o serviço poderá ser ampliado. Importante salientar que o serviço convencional oferecido na cidade pela Transbus será mantido e não será prejudicado pela modalidade extra do TEUBUS. Este é um serviço a mais que estamos proporcionando à população – salientou.
Características do TeuBus
São seis veículos adesivados com a marca Teu Bus, com 100% de acessibilidade e equipados com elevador para cadeirantes. Podem levar até 24 passageiros sentados.
É um serviço inteligente, pois as viagens podem ser agendadas com até 30 dias de antecedência, evitando viagens ociosas como no sistema convencional, que tem horários e trajetos fixos.
Conforme o gerente operacional da Transbus, Clíferson Pélisson, um algoritmo define as rotas de acordo com a agenda do primeiro passageiro, por ordem cronológica, distribuído entre os seis veículos.
– O tempo estimado do percurso de cada viagem será definido pelo aplicativo de acordo com a distância medida pelo Google Maps e de acordo com as outras viagens já agendadas no percurso – explicou.
O TeuBus também é considerado sustentável, porque gera somente os deslocamentos necessários, evitando viagens ociosas como nos trajetos convencionais.
Para tirar dúvidas, a população pode utilizar o canal da Ouvidoria da Transbus: 51-9635.2526, para ligação ou mensagem via Whatsapp.