A Corsan iniciou na quarta-feira a substituição de redes de água e a construção de uma nova adutora entre as ruas Amapá e Iguaçu, em Cachoeirinha. Serão implantados 2,5 mil metros de uma nova tubulação para melhorar o abastecimento em oito bairros da região. A obra tem investimento de aproximadamente R$ 900 mil e deverá ser concluída até o final de janeiro de 2025.
As novas redes são de PVC, material que tem maior durabilidade e resistência à pressão e a rompimentos do que as canalizações antigas, de fibrocimento. A troca vai evitar desabastecimentos e reduzir custos com consertos de vazamentos.
Após a conclusão, parte do Centro e os bairros Silveira Martins, Parque Brasília, Distrito Industrial, Ponta Porã, Vila City, Vila da Paz e Cohab terão maior segurança de abastecimento. Serão beneficiadas mais de 17 mil pessoas nos oito bairros.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.