SAÚDE

Cachoeirinha orienta sobre denúncias de criadores do mosquito da dengue

Cachoeirinha está em estado de emergência em função do grande número de casos de dengue registrados em 2024. Por este motivo, a Secretaria Municipal da Saúde reforçou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela circulação do vírus. Toda a população precisa estar atenda e fazer a sua parte para evitar mais casos da doença. A principal atitude é não ter água parada em casa.

– Cada um deve observar o seu pátio, não acumular lixo, manter o tratamento da água nas piscinas. A nossa parte, enquanto secretaria, estamos fazendo – afirma a secretária municipal da Saúde, Bianca Breier.

O Aedes aegypti gosta de água parada. É nas superfícies que ele deposita o seu ovo que, em contato com essa água, vira uma larva e depois se transforma em mosquito.

– A fêmea do pernilongo, o mosquito comum, pousa na água pra por ovos. Para ela, até um buraco no chão é local para procriar. Já a fêmea do Aedes busca a superfície do criadouro, ou seja, os potes, borda da piscina, pneu, garrafas, entre outros. Por isso, dizemos que o Aedes não é o mosquito da água, mas do lixo – explica João Henrique Dobler Lima, biólogo que é coordenador da Vigilância em Saúde.

Muitas vezes, uma piscina com água esverdeada pode assustar, mas nem sempre ela é um criadouro.

– O verde da água é porque algas estão se reproduzindo. Mas, se a pessoa colocar a quantidade de cloro indicada pelo fabricante da piscina, mesmo que a água fique verde, ela estará tratada e o mosquito não vai se criar. Nem sempre o verde é por não estar tratada. Pode ser uma questão ligada a folhas – acrescenta.

Diante de alguma dúvida ou vendo a necessidade de denunciar possíveis criadouros, a população tem a sua disposição, canais de comunicação com a Prefeitura de Cachoeirinha, seja pela Ouvidoria ou diretamente na Vigilância Ambiental.


COMO DENUNCIAR

Ouvidoria: 51 99379-4149

Vigilância Ambiental: 3041-8656

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade